Login Register

Evento Nacional Enactus Brasil Virtual acontecerá nos dias 14 a 16 de Julho

O evento reunirá estudantes de todo o país, que durante o encontro apresentarão projetos de empreendedorismo social jovem

Entre os dias 14 a 16 de julho de 2020 acontece o Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2020, com o tema “Conectados com o mesmo propósito”. O evento, realizado pela Enactus Brasil, reúne estudantes, professores e empresários de todo o país em uma rede de colaboração, conhecimento e competição. Realizado virtualmente este ano, o ENEB traz lives, encontros de grandes líderes e experiências virtuais. Com o novo formato on-line, será possível a participação de espectadores de todo o Brasil.

O ENEB é o momento em que times de universitários do país apresentam resultados do trabalho realizado ao longo do ano, que impacta diversas comunidades, além de ser uma oportunidade de compartilharem experiências com a rede. Entre as atividades do evento, estão a competição e apresentação dos trabalhos realizados pelos times e momentos de integração com empresas parceiras, que se conectam com os alunos por meio de palestras e oficinas. São parceiros da Enactus Brasil empresas como DSM, Cargill, Tilibra, entre outras.

No ano passado, mais de 1500 participantes estiveram na edição realizada em São Paulo. Com o ENEB virtual e sem barreiras geográficas a expectativa é reunir um número ainda maior de interessados no tema Empreendedorismo Social Jovem.

“Enxergar desafios como oportunidades é um dos valores da Enactus. É assim que estamos encarando o ENEB deste ano. Ele será inesquecível por muitos motivos: novo formato, novas interações, novas prioridades. Mas, queremos que ele seja lembrado principalmente por ter tido mais alcance, mais impacto, por ter trazido mais soluções inovadoras e por ter mostrado que os jovens do Brasil não pararam diante de desafios nunca enfrentados. Vamos mostrar que estar conectado em torno do mesmo propósito nos torna mais fortes e melhor preparados para um futuro que já chegou”, conta Joana Rudiger, presidente da Enactus Brasil.

Durante o evento, no momento da competição, os times se apresentam e são avaliados por uma banca de juízes composta por CEOs, líderes de negócios e profissionais experientes do mercado brasileiro. Em 2019, o campeão foi o Time Enactus da Universidade Federal do Pará, de Belém do Pará, que apresentou resultados de 5 projetos executados em prol do impacto social, econômico e ambiental da Amazônia. Entre as iniciativas do time está o Amana Katu, que visa universalizar o acesso à água potável na Amazônia, por meio da comercialização de sistemas de captação da água da chuva, sustentáveis e de baixo custo.

Outro momento importante do evento é o Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil, em que estudantes e acadêmicos de todo o país são convidados a submeter artigos e expor suas experiências acerca do empreendedorismo social. Em 2019, foram mais de 150 artigos submetidos em temáticas como Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.

Conectados com o mesmo propósito – O tema do Evento Nacional Enactus Brasil 2020 representa a determinação e o compromisso da Enactus de continuar gerando impacto por todo o Brasil, mesmo com as novas circunstâncias vindas da necessidade de isolamento social em meio à pandemia da COVID-19. Unidos em rede, ainda que virtualmente, a Enactus Brasil encontra formas de colaborar e inovar para que os estudantes continuem engajados em iniciativas empreendedoras e formulando soluções para alcançar um mundo mais justo e sustentável para todos nós.

blog comments powered by Disqus