Fazer parte

Conheça nossos professores: Entrevista com o professor Marco Antonio, de São Paulo

“Nossos professores são responsáveis por auxiliar e aconselhar nossos alunos para o sucesso dos projetos Enactus em todo o Brasil. Confira agora uma entrevista com a Professor Marco Antonio Carvalho Pereira, que é conselheiro do time Enactus EEL-USP, de São Paulo.

Marco Antonio possui formação em Engenharia Química e mestrado em Engenharia de Produção. Atualmente coordena o Polo da Agência USP de Inovação no campus da Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP). Atua na área de engenharia de produção, como ênfase no ensino de engenharia, empreendedorismo e inovação. Como docente na Universidade, já atua há 34 anos.

Antes da Enactus, já participou de alguma atividade que envolvia o empreendedorismo social? Ou algum tipo de ação voluntária?

“Antes de aceitar o convite para ser professor Conselheiro da Enactus já tive uma intensa atuação em atividades voluntárias ao longo de toda a minha vida, desde meus 16 anos de idade. Já são mais de 40 anos de trabalho voluntário em diversas entidades, tendo começado em grupos de jovens católicos na década de 1970. Atualmente, tenho atuado só como Professor Conselheiro da Enactus. Meu último trabalho voluntário foi Centro de Voluntariado de Cruzeiro de 2000 a 2014, tendo sido Presidente de 2009 a 2013.”

Quando e como você conheceu a Enactus? Me conte um pouco sobre o primeiro contato com algum membro do time. Qual é a sua motivação em estar nessa rede? O que te move?

Conheci a ENACTUS através do convite do aluno Lucas Bernar, quando este estava em intercâmbio no Canadá há 3 anos atrás. Ele me passou um vídeo sobre o trabalho da ENACTUS e imediatamente me encantei pelo trabalho. A minha motivação em participar da rede ENACTUS deve-se ao fato de poder trabalhar com alunos de minha faculdade na área social. O que me move é minha missão pessoal de vida de desenvolver pessoas, sejam os alunos que participam da ENACTUS EEL, ou sejam as pessoas que são impactadas pelo trabalho desenvolvido pela ENACTUS EEL.”

Como tem sido a sua experiência como professor conselheiro? Como você trabalha com o time?

“Minha experiência tem sido muito enriquecedora, pois trabalho no empoderamento das lideranças e dos membros do time ENACTUS EEL. Tenho atuado como Professor Conselheiro desde o início das atividades da Enactus EEL. Minha principal atividade é de mentoria com a liderança da ENACTUS EEL, principalmente junto ao Líder Geral da ENACTUS EEL, com quem desde o início, sempre me reuni mensalmente. Além disso, participo cerca de 4 vezes por ano de rodas de conversa com todos os alunos da ENACTUS EEL, bem como ministro palestras nos eventos do time, quando solicitado.”

Quais foram as maiores conquistas e aprendizados nesse período? E os desafios?

“As maiores conquistas foram: (i) – o desenvolvimento de projetos: Fênix, João de Barro, Cigana, dentre outros; (ii) – a participação no Campeonato Nacional nestes 3 anos, desde que a equipe foi fundada; e (iii) – a institucionalização do time ENACTUS EEL. Tem sido muito gratificante conviver com o brilho nos olhos dos alunos do time ENACTUS EEL. Os desafios que temos pela frente ainda são muitos, pois somos um time muito novo, mas considero 2 como os principais desafios: (i) – aumentar a carteira de projetos, de tal maneira que todos os membros do time ENACTUS EEL participe de pelo menos um projeto; e 2) impactar e empoderar um número cada vez maior de pessoas em condição de vulnerabilidade social através dos projetos que desenvolvemos.”

Pensando em projetos. Qual o impacto que o time EEL USP tem causado na região?

“Nosso time tem causado bom impacto nas comunidades nas quais já atuamos ou permanecemos atuando, tais como Casa de Recuperação de Dependentes Químicos ou Fundação Casa, dentre outros. E temos causado um impacto indireto na região de Lorena como um todo, a partir de parcerias que criamos para desenvolver nossos projetos.”

Um dos pilares da Enactus é a INOVAÇÃO, e isso está bem atrelado a tecnologia. Como o senhor vê a tecnologia impactando os projetos Enactus no Brasil?

“Como atuo em uma escola de Engenharia e na Agência de Inovação da USP, me posiciono plenamente favorável ao uso de tecnologia para impactar os projetos da Enactus no Brasil. Estamos dando passos embrionários na Enactus EEL a partir do projeto Cigana, onde atuamos na produção de pães a partir de matérias primas diferenciadas, tais como malte”

Agradecemos o professor pela disponibilidade e por ser uma das pessoas que acreditam em nosso propósito na Enactus. Obrigado, Time Enactus EEL-USP.”

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.