Login Register

Conheça os Times Competidores do Ceará

Anualmente, o Evento Nacional Enactus Brasil, ENEB, une mais de 2.000 estudantes, acadêmicos, empresários, empreendedores, agentes do governo e líderes de organizações do Brasil para mostrar como a ação empreendedora e a inovação compartilhada estão transformando vidas e criando uma realidade melhor para todos nós, vivenciando três dias inesquecíveis de colaboração, competição, celebração e inovação.

A competição fica por conta do Campeonato Nacional, que traz 54 times mostrando que não só estão fazendo a diferença no Brasil, mas estão criando novas carreiras, gerando inovação nos negócios e entregando um impacto social por todo o território brasileiro. Vamos conhecer agora, todos os times competidores do ENEB 2018, que acontecerá em Fortaleza – Ceará, organizados por estado. O Ceará é o segundo estado com maior número de times atualmente, e a cada ano novos times são abertos no estado. Mostrando a força da Enactus nas terras cearenses, temos quatro times que irão competir pela primeira vez no Campeonato Nacional, na liga Rookie. Hoje vamos conhecer um pouco melhor estes times!

O time Enactus IFCE CEDRO, fundado em 30 de janeiro de 2018, com estudantes dos cursos Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Física e Tecnólogo em Mecatrônica Industrial. Atualmente o time desenvolve três projetos. O projeto BIOLIFE visa a disseminação da tecnologia de biodecompositores orgânicos à baixo custo e produção de hortaliças em instituições educacionais. O time também desenvolve o projeto ECOBINS, que dissemina uma tecnologia de uma lixeira para coleta seletiva à baixo custo. Deste projeto também surgiu o projeto “Associação de Artesanato Sustentável”, que trabalha para empoderar comunidades de catadores de lixo através de capacitações e novas alternativas de renda através da reciclagem abordada de maneira empreendedora.

Também temos o time Enactus IFCE QUIXADÁ, fundado no mesmo dia, 30 de janeiro de 2018. Este time conta com estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária. Eles tem o projeto Minhorta, que utiliza como adubo o húmus de minhoca, trabalhando com crianças e adultos, montando uma horta ecológica. O time já realizou ações em sua universidade, engajando a comunidade local nos projetos do time, como arrecadação de garrafas pet, e uma mesa redonda com funcionários da escola, para debater temas relevantes para aquela comunidade e capacitar os envolvidos, e atividades lúdicas e educacionais que envolvem as crianças atendidas pelo projeto.

O time Enactus UFCA CRATO, selecionado pelo edital da Fundação Cargill, “Alimentação em Foco”, desenvolve o projeto Hidrolife, que atua nos SDGs 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e produção responsáveis). Este projeto foca em reduzir o desperdício de água no setor agropecuário, o setor que mais consome água no país. Há o desenvolvimento de hortas hidropônicas para o cultivo de forragem animal, e trabalha com duas comunidades atualmente, Tiradentes, em Juazeiro do Norte, e Santa Fé, no Crato, atingindo cerca de 28 agropecuaristas e agricultores em situação de vulnerabilidade socioeconômica, buscando proporcionar uma melhor qualidade de vida, alimentação e aumento de renda para as famílias participantes.

O último time da liga Rookie do Ceará é o time Enactus UNINASSAU, de Juazeiro do Norte, e fundado em 27 de setembro de 2017. O time desenvolve o projeto Sonhos de Sisal, que trabalha com um grupo misto de artesãos que inclui jovens, mulheres e homens, e procura desenvolver meios mais eficazes de produção e comercialização de produtos feitos com sisal, uma matéria prima bastante abundante na região (microrregião do Cariri). Valorizando esta matéria prima de produção regional, uma fibra vegetal bastante resistente, e também englobando uma cultura e tradição local, o projeto trabalha para aumentar a renda e melhorar as condições de vida da comunidade atendida.

blog comments powered by Disqus