Fazer parte

Conheça os Times finalistas do Prêmio Nufarm 2019

Os 6 Times finalistas apresentarão seus resultados no Prêmio Nufarm, que acontecerá no

mês de dezembro, em Fortaleza/CE

 

Nesta sétima edição do Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio, Times Enactus de todo país tiveram a oportunidade de inscrever seus projetos com ênfase na geração de negócios, que proporcionem o desenvolvimento da produção agrícola e assistência a produtores, incentivando a consciência e ética na utilização correta e com segurança de agroquímicos no agronegócio brasileiro. No mês de março, a Nufarm e Enactus Brasil selecionaram 8 Times semifinalistas que receberam uma bolsa investimento de R$ 2.000,00 para auxiliar a execução dos projetos.

Ainda no primeiro semestre, os Times tiveram a oportunidade de participar do Team Training Conference Nufarm, onde receberam conteúdos e treinamentos para aperfeiçoar seus projetos. O evento contou com a participação da ADEL (Agência de Desenvolvimento Econômico Local), organização que acredita no empreendedorismo e no protagonismo social de jovens e agricultores de comunidades rurais. Ao final do evento, os Times conheceram os BABs, mentores da Nufarm que acompanharam suas atividades ao longo de todo ano.

Como forma de conhecer melhor a realidade de cada projeto, a Nufarm e Enactus Brasil realizaram visitas a 7 cidades diferentes: Pirassununga/SP, Juazeiro do Norte/CE, Crato/CE, Iguatu/CE, Sobral/CE, Maracanaú/CE e Belém/PA. Foi a oportunidade de encontrar com os estudantes e comunidades impactadas, entendendo na prática o funcionamento das atividades e os principais desafios e resultados dos projetos.

De acordo com o desempenho e resultados alcançados, foram selecionados 6 Times finalistas para o prêmio, que competiram no Prêmio Nufarm 2019, que acontecerá dia 13 de Dezembro, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza/CE. Conheça abaixo os Times selecionados:

  • IFCE IGUATU

Projeto Mudas

O projeto atua na potencialização da produção de hortaliças para agricultores e escolas da região de Iguatu. Para isso, o Time desenvolveu um sistema de irrigação feito com palito de pirulito, prego e arame, o PIROTEC, e um sensor de umidade feito com vela porosa, o Irrigas. Com essa iniciativa, em parceria com prefeituras da região centro-sul do estado, planeja-se que nove cidades serão beneficiadas pelo projeto. Espera-se beneficiar, em cada cidade, 3 famílias e 1 escola, mudando a vida de mais de 6 mil pessoas diretamente beneficiadas pelo projeto.

Outra tecnologia desenvolvida pelo time são as chocadeiras artesanais, que serão utilizadas para alimentação de nossos beneficiados e comercialização, aumentando consideravelmente a renda dos beneficiados.

  • IFCE MARACANAÚ

Projeto Mandacaru

O projeto Mandacaru é um modelo de negócio social, com foco em beneficiar os produtores agrícolas, que atualmente utilizam bombas elétricas para captar água de poços e realizam o processo de irrigação manualmente. Dessa forma, a aplicação do sistema consiste em três tecnologias acopladas para um mesmo processo, sendo elas: bomba hidráulica, biofiltros para tratamento da água e irrigador automatizado, promovendo o uso eficiente dos recursos hídricos com a aplicação do sistema.

​O projeto será realizado inicialmente em dois bairros do município de Maracanaú, Olho D’água e Alto da Mangueira. São áreas urbanas, mas com muitos traços de zona rural, o que é facilmente observado pela pouca quantidade de comércios e escolas, e pela grande valorização da agricultura familiar.

  • LEÃO SAMPAIO

Projeto Tecnoroça

O projeto visa desenvolver a comunidade agrária localizada no Sítio Pintado, no interior da cidade de Missão Velha, Estado do Ceará, por meio de práticas voltadas à agricultura com intuito de potencializar a produção de frutas, leguminosas e hortaliças, garantindo aumento de vendas e redução dos custos produtivos dos seus produtos.

O Time também tem o objetivo de reutilizar águas cinzas através de uma tecnologia solar de purificação da água que será instalada a fim de atender uma demanda urgente na região: a escassez e desperdício de água. Assim, minimizará os gastos relacionados à água, bem como os impactos causados pelo descarte destas águas cinza no local, tendo em vista que não há saneamento básico na região. Um dos pilares do projeto inclui a promoção de ações socioeducativas nas escolas e comunidade sobre o uso de agroquímicos.

  • UFCA

Projeto Bio+

O projeto Bio+ busca desenvolver e empoderar socioeconomicamente comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social através da metodologia do Ciclo Vitae. O Ciclo Vitae é uma metodologia que garante a produção de hortaliças orgânicas mesmo em períodos de estiagens integrando três tecnologias: o Biodigestor Rural (estrutura que permite a destinação correta do esterco animal, gerando biogás e biofertilizante), o Jardim Filtrante (equipamento que permite a reutilização da água de pias e de chuveiros para irrigação) e o Minhocário Doméstico (reutilização de restos da alimentação para a produção de húmus de minhoca).

O programa atualmente atende com frequência um total de quatros comunidades que se localizam em municípios distintos na região do Cariri: Comunidade Sítio Boa Esperança, Comunidade Sítio Espinhaço, Comunidade Sítio Umbuzeiro, Comunidade Sítio Mari.

  • UFPA

Projeto Amana Katu

O Amana Katu é um negócio social que busca universalizar o acesso à água na Amazônia, por meio de tecnologias de captação de água da chuva sustentáveis e de baixo custo. Apesar de sistemas de irrigação eficientes existirem, frequentemente são caros e inacessíveis pelo agricultor familiar. É nesse panorama que surge o Agro Katu, linha de produtos do Amana Katu voltada à agricultura. Essa tecnologia conta com um sensor, que permite acionar a água da rede (pública ou privada) de fornecimento somente depois de ter esvaziado o reservatório com a água da chuva, podendo reduzir a quantidade de água necessária à irrigação em até 95%.
O produto visa impactar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica a partir da produção e venda dos sistemas, gerando renda, e agricultores na economia de água e tempo ao utilizarem o sistema para irrigar suas plantações.

  • UVA SOBRAL

Projeto SerTão Sustentável

O projeto visa impactar de forma direta todas as 60 famílias da comunidade Serrote do Piaba, levando melhorias na qualidade de vida e na venda dos produtos através de tecnologias sustentáveis. O Núcleo de Tecnologias Sociais (NTS) criado internamente no Time, desenvolveu dois sistemas com o objetivo de reaproveitar e reduzir o consumo de água das residências: Avati, um filtro para tornar as águas cinzas propícias para seu reuso; e CoTy, sistema de gotejamento utilizando hastes flexíveis de custo inferior aos convencionais.

O Time está desenvolvimento também um sistema de aquaponia para fortalecer ainda mais a produção de alimentos. Para o escoamento de alimentos, o Time realiza uma feira que reúne agricultores e artesãos da região, a Bodega Sustentável, proporcionando aumento de renda, valorização da agricultura familiar e desenvolvimento econômico.

#PrêmioNufarm2019 #EuCultivoUmAmanhãMelhor

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.