Login Register

Enactus Brasil alcança, pelo segundo ano consecutivo, o top 16 da Enactus World Cup 2021

A participação brasileira na Enactus World Cup 2021 foi marcada por momentos de interação e apresentação de projetos, além de pódio no festival de filmes e em corrida global

O Time Enactus da Universidade Federal de Viçosa do Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP) representou pela primeira vez o Brasil na competição mundial de empreendedorismo social da Enactus, após ter sido o time campeão do Evento Nacional Enactus Brasil 2021. A equipe chegou à etapa de semifinal, ficando entre os 16 países que se destacaram na competição. Com essa conquista, o Brasil chega a marca de dois anos consecutivos alcançando o top 16.

Além do destaque na semifinal entre 32 países, a rede Enactus também foi representada por professores, parceiros da Enactus Brasil e outras equipes durante a programação, pelo segundo ano 100% remota.

A Enactus World Cup elege os times do mundo que melhor aplicam a liderança empreendedora ao levar negócios e inovação para um impacto positivo e sustentável beneficiando pessoas, planeta e prosperidade no último ano. Durante o evento, a Enactus UFV CRP apresentou o impacto das ações realizadas nos últimos doze meses, pelos 27 estudantes voluntários que trabalharam em dois projetos com o objetivo de desenvolver alternativas sustentáveis na região de Alto Parnaíba (MG). Assista a apresentação do projeto aqui.

No último ano, os estudantes mineiros impactaram mais de 62.895 mil pessoas em Rio Paranaíba com duas iniciativas: O Projeto Q, que busca o reconhecimento socioeconômico dos produtores de queijos artesanais por meio de inovações que aceleram e facilitam os processos para aquisição de certificações, e o Raízes, que tem como objetivo diminuir o desperdício de cenouras produzidas na região, transformando os vegetais de descarte em uma farinha que pode ser utilizada como suplemento alimentar para bovinos.

“Participar da Enactus World Cup 2021 foi uma das coisas mais incríveis da minha vida. Ter alcançado o Top 16 só nos dá mais forças e mais certeza que o nosso trabalho tem importância, tem impacto e tem um propósito.” Conta Davi Luis, estudante de administração e líder do time Enactus UFV CRP.

Além da representação do time mineiro no evento, o projeto Anamã da Enactus UFPA também se apresentou como finalista da Race To Rethink Plastic, competição global da Enactus que reconhece projetos que criam soluções inovadoras para destinação correta do plástico (assista a apresentação do projeto aqui). Os estudantes Lucas Celestino (Enactus UFPA) e Samaia Queiroz (Enactus UFPA) tiveram a oportunidade de representar o projeto em um fórum e o projeto alcançou a 2ª colocação nesta competição global.

 

Membros do projeto Anamã, no Fórum da Race to Rethink Plastic

A participação brasileira no evento também teve outros destaques: Os estudantes Carlos Rodrigues e Gustavo Kenzo, ambos da Enactus Campus São Carlos apresentaram o projeto Domus na sessão “NextGen Experience – Early Stage Projects”, um momento de vitrine exclusivo para projetos em fase inicial. Outro estudante que marcou presença no evento foi o Noel Amadeus (Enactus UFPA), apresentando um trabalho no Simpósio Acadêmico, representando o Prof. Dr. José Augusto Lacerda (Enactus UFPA). Além disso, tivemos a participação do Mauricio Adade, Presidente Latam DSM e membro do conselho da Enactus Brasil, no bate-papo com os semifinalistas e anúncio do top 4.

 

Noel Amadeus (UFPA), representando o professor José Augusto Lacerda (UFPA) no Simpósio Acadêmico

Estudantes Carlos Rodrigues e Gustavo Kenzo (Enactus Campus São Carlos) representando o projeto Domus na sessão NextGen Experience - Early Stage Projects

Por fim, três projetos brasileiros foram Top 10 no Festival 77s Film: I Revarolize, da Enactus Unifesp São José dos Campos, ficou no top 10 da categoria Advanced Stage Impact Award; o Gira Sol, da Enactus UFPA alcançou o top 10 na categoria da Race for Climate Action e o Domus, da Enactus Campus São Carlos, foi o vencedor nesta categoria.

Caso queira assistir ao evento, as gravações das sessões e participações do Brasil estão disponíveis na plataforma do evento. Clique aqui para acessar.

Mauricio Adade, Presidente Latam DSM e membro do conselho da Enactus Brasil, no bate-papo com os semifinalistas e anúncio do top 4

blog comments powered by Disqus