Fazer parte

Enactus Brasil e ANDEF divulgam os 5 finalistas do Prêmio Boa Agricultura 2018

“Neste ciclo a Enactus Brasil, em parceria com a ANDEF, lançou o Prêmio Boa Agricultura 2018, visando mostrar que, no agronegócio tão importante quanto produzir alimentos, fibras e energias renováveis é fazê-lo de forma sustentável, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, enquanto promove a qualidade de vida e geração de renda, atuando, assim no tripé da sustentabilidade, com os pilares econômicos, sociais e ambientais. Assim o edital reconhece e investe em projetos Enactus que criam condições favoráveis ao desenvolvimento da agricultura no Brasil, respeitando sempre o homem e o ambiente, e tem o prazer de anunciar os finalistas do Prêmio Boa Agricultura 2018:

TIME ENACTUS FZEA USP – PROJETO ECOTIVANDO

O projeto objetiva promover a reinserção de pessoas internadas em uma clinica de dependentes químicos por meio do empreendedorismo. A execução se dá na clínica Renascer em Pirassununga-São Paulo. Atua-se com pessoas que desejam ter uma alimentação mais saudável, adolescentes da cidade de Pirassununga, pessoas/empresas que ainda possuem um préjulgamentos contra ex- dependentes químicos e comunidade presente na Fraternidade Emaús. O trabalho consiste na capacitação por meio de treinamentos sobre manejo agrícola sustentável. Visa-se ser um projeto referência pela diminuição da evasão em clínicas de reabilitação por meio do empreendedorismo social, garantindo a conscientização da sociedade, e a replicabilidade do projeto.

TIME ENACTUS UFOPA – PROJETO EUTERPE

Identificando os problemas existentes durante o manejo do açaí, principal atividade econômica da comunidade de Murumuru em Santarém, o time criou o projeto Euterpe, que visa melhorar a realidade socioeconômica e ambiental dessa comunidade. O principal problema identificado foi a realização da coleta dos frutos sem avaliação prévia da maturação dos mesmos, causando um grande desperdício de produção, e consequentemente o descarte inadequado dos resíduos. Com isso, o time e a comunidade realizam atividades que visam implementar à cultura do açaí, um sistema de manejo mais sustentável e rentável, o que conduziria a um melhor escoamento dos produtos e seus derivados.

TIME ENACTUS UFSCAR – PROJETO MUDA 8

O projeto visa criar e executar um modelo de negócio para ocupação de terrenos ociosos, evitando descarte irregular de lixo através da aplicação de hortas orgânicas incremento de renda para a comunidade adjacente ao terreno. As atividades iniciaram-se em um dos terrenos caracterizados pelo descarte irregular de lixo no bairro São Carlos VIII, em São Carlos-SP. Foi retirado mais de 150 toneladas de entulho; preparado o solo e transformado em uma horta orgânica com produção atual de mais de 15 variedades de hortaliças e mais de 800 unidades mensais. A horta é mantida por nossos colaboradores no bairro. Toda a renda gerada pela horta é direcionada a eles e também ao reinvestimento de insumos à própria horta. Há um forte trabalho na conscientização ambiental da população através de dinâmicas em parceria com o Colégio Salesianos com as crianças e pais do bairro.

TIME ENACTUS UNIVASF – PROJETO SISTEMINHA

Visando construir soluções para o problema de escassez de água para consumo humano e produção alimentar, o time propôs a adoção do Sisteminha Embrapa em uma comunidade na cidade de Juazeiro – BA.  O projeto consiste na atividade de piscicultura integrada à criação de galinhas de postura, frangos de corte, codornas, preás “porquinhos da índia”, além do cultivo de vegetais na forma hidropônica ou convencional em canteiros econômicos. Essa tecnologia ajuda a combater a fome, reduzir a miséria e promover o uso sustentável da água. O time pretende ainda implementar o sisteminha com produtores rurais de sequeiro, quilombolas e assentados do município, que são dependentes de uma estação chuvosa muito curta para o cultivo.

TIME ENACTUS UVA SOBRAL – PROJETO SERTÃO SUSTENTÁVEL

O Projeto SerTão Sustentável, desenvolvido na comunidade Serrote do Piaba no Distrito de Jaibaras  Sobral-CE, tem por objetivo, cooperar no desenvolvimento de todas as faixas etárias da comunidade, promovendo ações delineadas nas boas práticas de produção de alimentos, uso correto e seguro de defensivos agrícolas, manejo correto do solo, consumo alimentar consciente, empreendedorismo social, empoderamento comunitário, inclusão social, desenvolvimento econômico e tecnológico, preservação ambiental e atividades de lazer, suscitando assim, agentes locais de mudança que serão multiplicadores sociais do desenvolvimento sustentável. Com essas ações, o time vem impactando positivamente a vida de várias famílias que agora podem transformar seus sonhos em realidade.

Os 5 finalistas concorrem a uma bolsa, para o 1º e 2º lugar, no Evento Nacional Enactus Brasil, que ocorrerá nos dias 18 a 20 de julho, em Fortaleza, Ceará. Agradecemos a todos projetos inscritos, o trabalho de vocês está impactando cada dia mais a Agricultura no nosso país!

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.