Fazer parte

Enactus Brasil & Nufarm Anunciam Finalistas do Prêmio Nufarm 2016

“Em Março de 2016 a Enactus Brasil e a Nufarm iniciaram as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Nufarm e Consciência e Ética no Agronegócio. Estávamos em busca de ideias empreendedoras com ênfase na geração de negócios envolvendo a agricultura familiar e o agronegócio, na aplicabilidade de economia reversa e nos benefícios para a sociedade do entorno. Acreditamos que a criatividade é uma força inesgotável de conhecimento e somada à capacidade de empreender, torna-se uma ferramenta poderosa para a construção de um futuro melhor para todos. É com grande orgulho que anunciamos os times finalistas e que poderão concorrer ao Prêmio Nufarm de Consciência e Etica no Agronegócio  2016:

  • UFCA

O projeto está sendo desenvolvido com homens e mulheres da comunidade sitio coité na cidade de Barbalha-CE. Visando o aprimoramento de atividades já existente, estão sendo levadas capacitações voltadas para as necessidades da comunidade, o projeto tem como foco o plantio de hortaliças, frutos e etc. Assim podendo a longo prazo os próprios beneficiários do projeto já empoderados além de consumir, poderão comercializar, o que já está acontecendo. Poderão ainda, levar para a zona urbana, assim que os plantios aumentarem, gerando renda e tornando a comunidade atuante nas feiras da cidade e nas demais feiras organizadas por entidades como a própria Universidade já faz , feira da economia solidária.

 

  • Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Maracanaú

O setor agrícola é o causador de grande degradação ambiental, como perda de solo, nutrientes e vegetação. O Ceará é o terceiro no país com maior consumo de agrotóxicos, seu uso indiscriminado e incorreto tem ocasionado casos de contaminação humana e ambiental, principalmente devido à falta de assistência ao agricultor familiar. Diante disso, o presente projeto objetiva apresentar métodos e formas de gerenciar o risco na agricultura, bem como alcançar uma agricultura sustentável, minimizando os impactos no meio ambiente. Além de realizar a educação ambiental para a manipulação de defensivos agrícolas, a conscientização para o uso da proteção individual e a logística reversa das embalagens. O público-alvo do projeto será uma comunidade de agricultores no munícipio de Maracanaú-CE, buscando incentivar a agroecologia e uma agricultura mais saudável, ao mesmo tempo em que empodera e melhora para qualidade de vida de pessoas.

 

  • Leão Sampaio

O projeto Viver da Terra leva para a comunidade do Sitio Salobra a proposta da tecnologia do ILPF – Integração de Lavoura, Pecuária e Floresta, onde a comunidade estará produzindo de forma sustentável, aumentando a produção agrícola e diminuído a poluição e o efeito estufa sobre a terra. O projeto capacita os beneficiados para obter eficiência e eficácia no processo de venda, impulsionando o espírito empreendedor, promovendo a integração das famílias, fortalecendo os vínculos sociais e elevando consequentemente a renda dos beneficiados. Ainda proporciona informações sobre o crédito rural e fontes de energia renováveis e ampliando a variedade de produção, impactando nos aspectos social, ambiental e econômico da comunidade local.

 

  • IFCE Juazeiro do Norte

A região do Cariri está inserida na Bacia Sedimentar do Araripe, possui áreas de importância ambiental e potencial geoturístico. Esta região possui um polo de mineração de calcário laminado nos municípios de Santana do Cariri e Nova Olinda.
Apesar da representatividade econômica da atividade, há uma série de impactos ambientais como a degradação do solo, a perda de nutrientes e obstrução de córregos e nascentes. O rendimento dos mineradores é muito baixo, variando de acordo com a extração diária do minério. Para complementar essa renda, alguns possuem pequenas produções agrícolas, mas enfrentam dificuldades por não conhecerem técnicas adequadas de plantio e de manejo do solo.
Nesse contexto o plantio de palma forrageira, espécie bem adaptada ao semiárido, se apresenta como uma ferramenta de recuperação de áreas degradadas pela mineração. Podendo potencializar o cultivo e assim surgir uma nova fonte de renda a partir da produção de alimentos e derivados da palma.

 

  • IFCE Iguatu

Com o objetivo de contribuir com o homem do campo na produção de alimentos de forma correta e que lhe proporcione retorno financeiro e melhor qualidade de vida. O projeto MUDAS vem a prestar assistência e formação de pequenos agricultores como agricultores familiares, que tem na sua produção uma fonte de renda e um incremento na sua alimentação. Serão realizadas palestras sobre o uso e conservação do solo, com o objetivo de informar o produtor. Oficina da confecção de um kit alternativo de irrigação, que vem a contemplar as necessidades do pequeno produtor, o mesmo é confeccionado com material de baixo custo, o que minimiza os custos de implantação e manutenção do sistema. Ainda será buscando, parceria para comercialização da produção em feira livre, visando além da comercialização e geração de fonte de renda, visa proporcionar divulgação do projeto e do kit desenvolvido, com o intuito de expandir o projeto.

 

  • Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA

Dilemas socioeconômicos tem envolvido o homem da cidade e do campo, em culturas diferentes que tentam conviver com suas diferenças, necessidades e sonhos. A agricultura familiar, segundo a Embrapa, equivale a 84% do que vai a mesa do Brasil, mas a cultura de consumo atrai cada vez mais pessoas do campo à cidade e se coloca como algo melhor. Como valorizar o homem e cultura do campo? Para o resgate da identidade e inclusão socioeconômica das mães da comunidade de Pirituba, por meio da Associação das Mães de Pirituba-AMP, o time empoderará “o cheiro verde das mãos” de mulheres que esperam protagonizar a cultura do campo, para melhor qualidade de vida e equilíbrio com a terra. Serão feitas ações voltadas às práticas rurais de forma eco-sustentável. Resultados esperados: empoderamento de 15 mães, 01 horta ecológica, 15 composteiras, 01 sistema de aproveitamento de frutas, 01 sementeira e 01 unidade de processamento e distribuição – as tecnologias serão detalhadas ao longo do projeto.

 

 

Parabéns aos vencedores e agradecemos a todos pelos projetos inscritos. :)”

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.