Login Register

FORD ESTIMULA EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Ford Motor Company Fund concede US$ 20 mil para equipes de universitários que desenvolvem projetos de comunidades sustentáveis

 

O Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da Ford que apoia várias ações sociais no Brasil e no mundo, vai conceder US$ 5 mil para cada uma das quatro equipes de universitários selecionadas dentro do “Ford College Community Challenge” (Ford C3), uma parceria com a Enactus Brasil, organização que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. A parceria entre as duas organizações é global e, no Brasil, existe há quatro anos.

O projeto Ford C3, que tem como tema “Construindo Comunidades Sustentáveis”, desafia os times Enactus do Brasil a utilizarem a ação empreendedora para encontrar formas inovadoras, criativas e únicas de solucionar uma necessidade específica e urgente em uma comunidade local, empoderando-a para se tornar um lugar mais sustentável para trabalhar e viver. O programa tem como principal objetivo o envolvimento dos alunos em papéis de liderança de projetos que proporcionarão não apenas o aprendizado técnico, mas também impacto social e ambiental.

“Nossa estratégia de Responsabilidade Social está baseada em dois pilares: educação e sustentabilidade. A parceria com a Enactus nos permite unir essas duas premissas em um único projeto, com impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente. Além disso, conseguimos estimular a formação de jovens empreendedores, que é fundamental para o desenvolvimento econômico”, explica Adriane Rocha, gerente de Relações Corporativas da Ford Brasil.

Para participar, os grupos deveriam ter uma organização comunitária como parceira e pelo menos um dos universitários cursando uma das seguintes áreas: Administração de Empresas, Economia, Engenharia ou Design. Os 24 projetos inscritos, representando diversas regiões do país, foram avaliados pela equipe Enactus Brasil e Enactus Worldwide, sendo validadas pelo Ford Motor Company Fund, considerando a proposta e a estimativa dos resultados mensuráveis atingidos dentro do período da parceria.

“Nossos alunos, por meio da parceria estratégica com o Ford Fund, estão construindo comunidades sustentáveis. Onde os outros veem dificuldades, nós vemos oportunidades,” avalia Kleber Marins de Paulo, presidente da Enactus Brasil.

Os quatro projetos escolhidos participarão da Competição Nacional entre os times Enactus, que será realizada durante o Evento Nacional Enactus Brasil nos dias 20 e 21 de julho no Rio de Janeiro.  A equipe vencedora representará o país no Campeonato Mundial em Londres, na Inglaterra.

  

Projetos selecionados

Entre os trabalhos selecionados está o Projeto Mudas, do time do IFCE Iguatu (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Iguatu), que propõe palestras e cursos para a comunidade voltados à produção de frutas e hortaliças, fabricação de polpas, doces e bolos que evitem o desperdício de alimentos, além de um curso de informática para jovens, a promoção de feiras de comercialização de produtos e assistência técnica especializada em diversas áreas: saúde, agricultura e estética.

O projeto Solaris, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos (SP), é focado em economia de energia em comunidades subdesenvolvidas. O time está implementando painéis solares caseiros eficientes e de baixo custo para suprir a demanda da comunidade. Durante a fabricação dos painéis, os moradores são qualificados para construir o equipamento, bem como fazer a sua manutenção. O objetivo é transformar a vida dos integrantes da comunidade, não só tornando-os autossustentáveis, mas também qualificando-os como multiplicadores da tecnologia. Desde janeiro, o time já conseguiu reduzir em cerca de 40% a conta de energia elétrica nas casas onde o sistema foi implementado.

O terceiro projeto escolhido foi o AlfaTech, da UFABC (Universidade Federal do ABC), que consiste em desenvolver um software orientado para a aprendizagem individualizada, que melhora o processo de alfabetização de crianças na escola primária. Esta plataforma é baseada em jogos interativos e será executada, inicialmente, em todas as escolas públicas localizadas em Santo André e São Bernardo do Campo. O foco do projeto é estabelecer relações básicas entre as palavras e sua representação visual e auditiva. Os jogos estimulam a curiosidade, a iniciativa, a autoconfiança, além do desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.

O quarto projeto foi desenvolvido pela ESAG UDESC (Escola Superior de Administração e Gerência) de Florianópolis (SC). Chamado de Arapuã, foi implementado na comunidade Tapera da Base, na capital catarinense, que atravessa grave situação de vulnerabilidade social. O time buscou soluções para os problemas por meio de uma atividade inovadora, altamente lucrativa e sustentável, capaz de capacitar a comunidade social e economicamente  respeitando o meio ambiente: a apicultura de mangue. A prática produz mel com valor agregado de 100% quando comparado com o regular, além de um tipo diferente de própolis que tem alto valor agregado, por causa de suas propriedades medicinais.

A equipe iniciou projeto-piloto com duas famílias trabalhando com dez colmeias. Os produtos serão vendidos com uma marca feita especialmente para que a comunidade a divulgue na cidade.

Nos últimos dez anos, o Ford Motor Company Fund concedeu mais de US$ 2,6 milhões para universitários de todo o mundo por meio do Ford College Community Challenge. Além do Brasil, o programa está ativo nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, China, assim como países da África, incluindo Gana, Quênia, Marrocos e África do Sul.

 

 

 

 

 

 

FORD BRASIL

A Ford Motor Company está estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas, além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da Ford, acesse http://www.ford.com.br.

 

SOBRE O FORD MOTOR COMPANY FUND AND COMMUNITY SERVICES

O Ford Motor Company Fund and Community Services trabalha com parceiros comunitários e globais para promover a segurança no trânsito, a educação e a vida em comunidade. O Ford Motor Company Fund tem atuado por mais de 67 anos com recursos da Ford Motor Company. Ford Driving Skills for Life é um treinamento prático, gratuito e interativo focado no desenvolvimento de habilidades e técnicas de direção, que também aborda as consequências da inexperiência e distração ao volante. A educação e inovação são encorajadas por meio do Ford Blue Oval Scholars, Ford Driving Dreams, Ford Next Generation Learning e outros programas inovadores que apoiam estudantes do Ensino Médio e concedem bolsas para universitários. O Ford Volunteer Corps recruta mais de 30.000 empregados e aposentados da Ford a cada ano para trabalharem em projetos locais que fortalecem suas comunidades e melhoram a vida das pessoas em mais de 40 países ao redor do mundo. Para obter mais informações, visite http://community.ford.com.

ENACTUS

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. No mundo, está presente em 36 países e em mais de 1.700 instituições de ensino. Presente no Brasil há 18 anos, tem times espalhados em mais de 100 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados. No país, as obras transformaram a vida de mais de 10 mil pessoas diretamente em 2016. Pelo menos 2.500 estudantes e 150 professores contribuíram para melhorar o ambiente por meio de ações sociais.

 

blog comments powered by Disqus