Fazer parte

Fundação Cargill e Enactus Brasil anunciam semifinalistas do Prêmio “Alimentação em Foco 2019”

“Estudantes de Universidades espalhadas pelo Brasil e registradas na Enactus Brasil tiveram a oportunidade de inscreverem seus projetos no Prêmio Alimentação em Foco 2019 até dia 12 de Setembro.
Com foco em agricultura familiar, combate ao desperdício de alimentos, educação alimentar e/ou empreendedorismo na cadeia de valor da alimentação, estando diretamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 1, 2, 3, 4, 8, 10 e 12.

Realizado em seu quarto ano pela Fundação Cargill e Enactus Brasil selecionou os 15 times que irão receber mentoria e apoio financeiro destinado para melhor desenvolvimento dos projetos.
Em Julho de 2019 serão conhecidos os cinco finalistas dentre os 15 divulgados abaixo, que se apresentarão durante o Evento Nacional Enactus Brasil 2019, de onde sairão dois vencedores que conseguiram se apoiar com excelência nos critérios social, financeiro e ambiental.

Gostaríamos de parabenizar todos os projetos inscritos. Independente do resultado, continuem com esse brilho no olho, utilizando da ação empreendedora para empoderar pessoas e melhoras suas condições de vida. Confira a lista dos 15 semifinalistas:

 

  • EEL USP

Cigana: Garantir a cada pessoa envolvida capacitação profissional e educacional, que promoverá uma melhoria na qualidade de vida e na qualificação no mercado de trabalho. Além disso, do ponto de vista humano, o projeto visa desenvolver nas pessoas impactadas o espírito empreendedor, criatividade para gerar renda a partir de qualquer assunto dominado por elas, e habilidades transversais voltadas para negócios, como por exemplo: oratória, persuasão e técnicas de vendas. Com esses conhecimentos espera-se que os alunos que farão parte do projeto sejam capazes de começar e gerir seu próprio micro empreendimento,despertando o protagonismo na vida de cada um.

  • ESAG UDESC

Parma:O projeto visa agregar valor para frutas e hortaliças com baixo valor comercial, por estarem prestes a vencer ou por apresentarem características que fogem dos padrões estéticos de mercado, por meio da desidratação solar desses insumos, a fim de gerar renda para pequenos agricultores, reduzir o desperdício de alimentos aptos para consumo e reduzir a utilização de fontes de energias não renováveis.

  • FZEA USP

DesFrutando: Promover a redução do desperdício de alimentos, os critérios de avaliação são a quantidade de alimentos que seriam descartados, e que foram utilizados. Promover o empoderamento feminino, através de ações empreendedoras sustentáveis. Os critérios são o número de mulheres participantes e número de empreendimentos em funcionamento.

  • IFCE MARACANAÚ

Hortus: Reduzir as desigualdades sociais, através do empoderamento da comunidade,economia doméstica e conscientização alimentar pautada nas boas práticas de alimentação segura e sustentável, de forma a garantir um consumo consciente e responsável. A avaliação se dará por meio do acompanhamento mensal das atividades propostas, através da adoção de indicadores de qualidade e produtividade específicos para cada uma das ações do projeto.

  • UEM

Motirô: O objetivo geral do projeto Motirô é transformar problemas ambientais em soluções sociais e econômicas. Isso significa destinar corretamente os resíduos orgânicos produzidos na Associação Lar Nossa Esperança realizando a compostagem dos mesmos, resultando em adubo para comercialização juntamente com plantas em hortas portáteis. Todo esse processo visa a geração de uma fonte de renda que ajudará a sanar as dificuldades vigentes da organização.

  • UERN

Caminhos sustentáveis: Apoiar agricultores familiares através da otimização da gestão e da distribuição dos produtos agropecuários e artesanatos produzidos pelas famílias que são cooperadas à Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte – COOAFARN, auxiliando assim no processo de logística, criando uma sistema que auxilia o processo de coleta e distribuição dos alimentos, produzidos pelos agricultores familiares, a COOAFARN possui necessidades no atendimento de suas demandas, onde os mesmos carecem de mais alimentos para venda, nossa ideia é possibilitar com que os agricultores que produzem e que por vezes não conseguem vender tudo, tenham acesso aos caminhões de coleta para que se faça a distribuição dos alimentos, possibilitando uma redução no desperdício de alimentos e erradicação pobreza ao possibilitar a venda dos produtos orgânicos para as famílias que carecem de conhecimento na venda de gestão de seus negócios.

  • UFAL

Amitis: O objetivo principal é reinventar a forma como se produzem e consomem alimentos no meio urbano. Com o uso de tecnologias que impulsionam a produtividade de alimentos de qualidade em larga escala e baixo consumo de recursos. O Amitis é um projeto que aborda a agricultura de modo consciente, respeitando tanto a necessidade dos nutrientes alimentares quanto o sistema no qual é implantado. É de suma importância o equilíbrio entre os ideias do projeto e o meio ao qual ele pertence, a procura de inserir nos módulos de cultivo itens recicláveis e uma tecnologia de captação de água vem atrelada com a indispensabilidade de que estes módulos sejam financeiramente viáveis, sem causar danos ecológicos, maximizando sua replicação.

  • UFPA

Fiero: Reduzir o desperdício de alimentos nas feiras de Belém por meio do desenvolvimento de produtos de alto valor agregado a partir de alimentos subaproveitados e/ou reaproveitados, produzidos e comercializados por uma comunidade em vulnerabilidade socioeconômica. Dessa maneira, possibilitar uma fonte de renda alternativa para a comunidade produtora em conjunto com a redução o desperdício de alimentos.

  • UFRJ

Santa Horta: Promover educação ambiental por meio da transformação de lixões em hortas orgânicas e de atividades educacionais realizadas em uma creche, assim como viabilizar o complemento de renda para a rede de moradores participante. Dessa forma, procuramos solucionar os problemas de déficit nutricional infantil, falta de consciência ambiental e, consequentemente, do descarte irregular dos resíduos sólidos na comunidade.

  • UFS

Pirão de Peixe: Desenvolver condições favoráveis para o fortalecimento de ações empreendedoras
centradas na alimentação, inovando na produção e comercialização de alimentos da comunidade do Caípe Velho, e possibilitando assim novas opções de geração de renda para os moradores.

  • UFU

Bread & Bug: O projeto Bread and Bug surge em um contexto de crescimento desenfreado da população global, um fator de peso para o crescimento de problemas sociais tais como a fome a pobreza e degradação do meio ambiente. A iniciativa visa resolver esses problemas de maneira inovadora, acrescentando insetos à cadeia alimentar, ao mesmo tempo em que cria uma forma adicional de obtenção de renda pela comunidade em que é realizado, empoderando a mesma. O objetivo geral do projeto é desenvolver um sistema alternativo e sustentável baseado na integração da produção de insetos e alimentos orgânicos, em uma cadeia circular com reaproveitamento de parte dos resíduos produzidos no sistema, através do tripé da sustentabilidade (econômico, social e ambiental).

  • UFV CRP

Projeto Q: Reconhecimento socioeconômico dos produtores de Queijo Minas Artesanal da microrregião de Patos de Minas, por meio da adequação ao selo IMA, permitindo ampliação de seu mercado consumidor e maior valor agregado ao produto final, para que o reconhecimento de produto, produtor e região sejam alcançados.

  • UFV VIÇOSA

Alimentos do Paraíso: O objetivo geral do programa é organizar e potencializar a produção sustentável de alimentos pela agricultura familiar e o cooperativismo na comunidade rural do Paraíso em Viçosa – MG, ampliando a geração de renda e a redução dos desperdícios, fomentando parcerias e dinamizando a economia local.

  • UNESP BAURU

Saúde Embalada: O Saúde Embalada possui como objetivos gerais: promover a transformação social, levando capacitações e a oportunidade de uma vida mais próspera e independente às mulheres impactadas; levar para a comunidade e para os clientes do projeto a importância de uma alimentação saudável e facilitar o acesso à mesma; priorizar sempre a qualidade dos produtos, mantendo um alto custo benefício e preço justo; ser cada vez mais sustentável, visando sempre ser economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto; ampliar o impacto e a capacidade de gerar transformação e resultados positivos, através de parcerias que promovam o crescimento do projeto.

  • UVA SOBRAL

SerTão Sustentável: Empoderar todos os cadastrados da Bodega Sustentável através da ação empreendedora e impactar de forma direta todas as 60 famílias da comunidade Serrote do Piaba, levando para os cadastrados melhorias na qualidade e venda dos produtos através de tecnologias sustentáveis e capacitações voltadas para agricultura familiar, além de implantar na comunidade a coleta de resíduos de forma sustentável e levar inclusão digital e graduação a distância para os moradores através do SerTão Tecnológico.

 

 

Sobre a Fundação Cargill

Há mais de 40 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final. Mais informações: www.alimentacaoemfoco.com.br.

Sobre a Cargill

A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Em parceria com produtores, clientes, governos e comunidades, e por meio de 150 anos de experiência, ajuda a sociedade a prosperar. Possui 150 mil funcionários em 70 países que estão comprometidos em alimentar o mundo de forma responsável, reduzindo impactos ambientais e melhorando as comunidades onde vivem e trabalham. No Brasil desde 1965, é uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 191 municípios e mais de 10 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.”

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.