Login Register

Quero Fazer Parte

Fazer Parte

Saiba como é o processo de criação de um Time Enactus em sua universidade:

Verifique se já existe um Time Enactus em sua universidade clicando aqui. Se não houver, siga os próximos passos.

 

Para entender melhor sobre o programa Enactus, acesse este vídeo e o Manual dos Times.

Para iniciar uma equipe, você deve reunir, no mínimo, 10 estudantes e um Professor Conselheiro. Busque também um conselheiro empresarial para auxiliar no desenvolvimento do Time. 

Entenda o papel do Professor Conselheiro para enviar para acadêmicos da sua instituição;

Com a equipe reunida, preencha este formulário. A Enactus Brasil entrará em contato e encaminhará o Time para uma trilha de conhecimentos online. Em seguida, o grupo poderá dar início às atividades. Sejam bem-vindos!

 

Perguntas frequentes

 

1. Quem pode criar ou participar de um Time Enactus?

Os Times são alocados dentro de campi universitários em todo território nacional. Os participantes podem ser estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Pessoas externas à universidade podem auxiliar um Time Enactus, porém não podem ser considerados oficialmente como membros da rede.

2. Pode ter mais de um Time Enactus por universidade?

Cada campus universitário pode ter apenas um Time Enactus. Se a universidade tem mais de um campi, cada um deles pode ter apenas Time Enactus representando eles. Exemplo: Time Enactus ESALQ USP e Time Enactus EEL USP são times da Universidade de São Paulo (USP) que estão em diferentes campi do interior de São Paulo.

3. Tem um limite para número de estudantes e professores?

Não. A única exigência para abertura de times são, no mínimo, 10 estudantes e 1 professor conselheiro.

4. Existe uma estrutura fixa para a organização do time?

Não, a Enactus dá autonomia para que os times criem suas estruturas, escopo e divisão de funções baseadas em sua realidade. Temos conteúdos que mostram exemplos de estruturas utilizadas na rede no Enactus Training Center, mas a decisão de qual utilizar é da equipe.

5. O Time precisa ter um CNPJ para exercer suas atividades?

Não. Mas, caso necessário, o time pode tê-lo A recomendação é que se a equipe decidir por abrir um CNPJ, que o faça quando o time estiver mais estruturado e que entenda suas obrigações.

6. Há uma carga horária específica ou mínimo de horas de dedicação de cada integrante?

Não. A Enactus dá autonomia para que os estudantes definam a rotina da equipe. É importante a coleta de horas trabalhadas pois os estudantes recebem um certificado de horas voluntárias dedicadas ao longo do ciclo.

7. Podem ter estudantes de cursos diferentes em um mesmo Time Enactus? Estudantes de qualquer curso pode participar?

Sim, estudantes de qualquer curso podem participar, desde que sejam de cursos oferecidos em um mesmo campus. Acreditamos que a diversidade auxilia o Time no desenvolvimento das atividades. 

8. Tenho um projeto já em mente ou sendo implementado. Posso criar um Time para desenvolvê-lo?

Sim, não é necessário criar um projeto do zero. Você pode criar um Time para potencializar o seu projeto, desde que se encaixe com a proposta da Enactus e esteja alinhado com seu Time.

9. O Time pode trabalhar junto com outras organizações? Há alguma restrição sobre isso?

Não há restrições para parcerias que o Time queira fazer, desde que a mesma esteja alinhada com os valores da Rede Enactus.

10. Há alguma documentação para a formalização do time dentro da universidade?

Sim, temos o Memorando de Entendimento, que oficializa a parceria entre a universidade e Enactus Brasil. Para saber mais sobre o documento, entre em contato com o responsável pela abertura de Times (contato no final da página).

11. A Enactus oferece algum suporte para os times novos?

Sim. Após o preenchimento do formulário de abertura de times, um staff da Enactus Brasil auxiliará o time e o direcionará para um Trilha de Conhecimentos online, que auxiliará na estruturação interna e na criação do primeiro projeto. Ao longo da trilha, o Time receberá um mentor que acompanhará o time ao longo do ciclo.

12. Qual a dica para recrutar professores?

Você pode começar um contato com um professor mais próximo ou com área de atuação parecida com a do projeto. Caso ele não tenha disponibilidade, peça recomendação de professores que já trabalham na área social ou empreendedorismo, por exemplo.

Você pode apresentar:

13. Qual a dica para recrutar estudantes?

Uma sugestão é apresentar a ideia para amigos que se interessam pela temática em um primeiro momento. Você também pedir auxílio de professores para apresentar a Enactus nas aulas e, a partir dos interessados, explicar mais a fundo sobre a proposta.
Você pode apresentar:

  • Vídeo sobre “O que é a Enactus?” ou outros do nosso YouTube, como as apresentações dos Times Enactus nos últimos eventos para entender quais as possibilidades de projeto.
  • O Manual dos Times, que contém tudo sobre a proposta da Enactus.

Caso tenha dúvidas sobre o processo de abertura, entre em contato:

Bruno Alcantara
Responsável Nacional por Abertura de Times
E-mail: balcantara@enactus.org
Fone:+55 16 99128-8119