Login Register

Diretrizes para os Estudantes Enactus

Diretrizes para os Estudantes Enactus

Os Estudantes Enactus são a força motriz que conduz as atividades e projetos. São eles que, de fato, causam a mudança transformadora na sociedade, ao mesmo passo que aprendem e desenvolvem habilidades e competências pessoais e profissionais.

Para ser considerado um Estudante Enactus, o aluno precisa:

  1. Cumprir ao menos 10 horas no ciclo;
  2. Estar devidamente registrado no Active Team Sheet.

Como uma forma de salientar os direitos, deveres e privilégios, dividimos os estudantes em dois grupos: Líderes e Membros Ativos.

 

Direito do Líder:

  1. Autonomia

É reservado ao Líder do time a autonomia para gerenciar sua equipe, contanto que sua gerência esteja de acordo com a Conduta Enactus e os projetos seguindo o Critério Enactus de Avaliação (disponíveis para consulta no Handbook Enactus). Apesar da autonomia, o Professor Conselheiro deve sempre estar atualizado e, sempre que possível, participar das tomadas de decisão do Time.

  1. Atualização sobre a Enactus

É direito do líder ter atualização da Enactus Brasil sobre os principais assuntos: Editais, eventos, treinamentos, materiais, entre outros. Para isso, o Lider deverá atualizar os contatos de E-mail e telefone sempre que necessário e, na troca de gestão, apresentar à Enactus Brasil o novo líder e seus contatos principais.

Direito de todos os Estudantes:

  1. Certificado no final do ciclo

Todo aluno ativo na rede Enactus tem o direito a um Certificado de Participação no ciclo Enactus. Os certificados são emitidos ao final do ciclo (Julho/Agosto), com as horas voluntariadas declaradas no Active Team Sheet. O certificado é enviado ao email cadastrado no Active Team Sheet.

  1. Acesso ao material da Enactus

É direito de todo estudante Enactus ter acesso ao material de suporte da Enactus Brasil, o qual está disponível no Site Enactus.org.br, na aba Times Enactus. O Time também pode acessar recursos internacionais, disponiveis no site da enactus.org, na aba Campus Resources.

  1. Ouvidoria Enactus Brasil

É direito de todo estudante enactus ter contato direto com o escritório nacional Enactus, através da Ouvidoria Enactus Brasil. Todo e qualquer conteúdo reportado no formulário é diretamente enviado ao Presidente da Enactus Brasil, Kleber De Paulo, que se compromete a responder de acordo o mais breve possível. Para enviar sua mensagem para a ouvidoria, clique aqui.

  1. Contribuir com o Programa da Enactus Brasil

É direito de todo estudante fazer parte da solução! Por isso, caso um membro tenha sugestão de melhorias no Programa Enactus, ele pode enviá-las através do formulário disponível aqui. Todas as sugestões serão consideradas e devidamente respondidas pela Equipe de Programa Enactus Brasil, o mais breve possível.

 

Deveres do Líder

  1. Contato e atualização

Cabe ao líder o papel de atualização das atividades do time junto ao Coordenador de Programa. Outros membros podem e devem se comunicar com o Coordenador também, mas essas conversas não substituem o repasse do líder.

  1. Representação do Time perante a Enactus Brasil

O líder é, para a Enactus Brasil, a principal representação estudantil do time. Cabe a ele, juntamente com o Professor Conselheiro, a tomada de decisão sobre os assuntos do Time e projetos.  O líder será contatado pela Enactus Brasil em qualquer situação que envolva o Time Enactus e ele sempre será o responsável por delegar e transmitir as informações do escritório nacional Enactus para o restante do Time.

  1. Leitura e compreensão das diretrizes da Enactus.

É responsabilidade do líder ler todo o material disponível na sessão “Leitura Obrigatória”. Para acessar a sessão, clique aqui.  Além da leitura, é dever do líder repassar as informações contidas nessa sessão, bem como  certificar que todos os membros estejam cientes da sessão e do conteúdo, cobrando deles a leitura dos documentos na íntegra.

Deveres de todos os Estudantes:

  1. Código de conduta Enactus Brasil

Todo Estudante Enactus deve agir conforme o Código de Conduta Enactus, descrito no Handbook. Você pode acessar o código na íntegra clicando aqui. Caso a conduta de um Enactor não esteja de acordo com o esperado, é dever de todo e qualquer estudante reportar o desvio para a Enactus Brasil, através da ouvidoria Enactus.

  1. Código de conduta do Time

Além do Código de Conduta da Enactus Brasil, o Time tem o dever de conhecer o código de conduta interno de seu Time, e agir conforme o mesmo. Caso o código de conduta do Time não esteja de acordo com o Código de Conduta da Enactus, é dever de todo e qualquer estudante reportar o desvio para a Enactus Brasil, através da ouvidoria Enactus.

Privilégio do Líder

  1. Encontro de líderes

A Enactus Brasil realiza periodicamente encontros de Líderes, onde o intuito é aproximar a Enactus Brasil dos Times Enactus, em uma conversa construtiva, para adotarmos juntos medidas para melhoria do Programa Nacional. A partir de 2017, teremos 2 reuniões por ciclo, uma virtual e outra presencial. A Reunião virtual será em março e a presencial, em julho.

  1. Destaque

Muitas vezes os estudantes de maior destaque são os líderes dos Times. Eles são mencionados pela Enactus Brasil em várias situações, o que por vezes fazem com que os Líderes de Time tenham maior visibilidade na Rede.

Privilégios de todos os Estudantes

  1. Network

Todo Estudante Enactus pode e deve participar da rede Enactus nacional e internacional. O Estudante poderá participar do grupo do Facebook Enactus Brasil, bem como aproveitar os eventos Enactus para contatar outros estudantes, professores e líderes de negócios. Aproveite as oportunidades para conhecer pessoas novas, que possam agregar para seu desenvolvimento pessoal.

  1. Oportunidades de desenvolvimento pessoal e carreira

A Enactus tambem é uma rede que conecta líderes estudantes com líderes de negócio, oferecendo um espaço de network intenso. Existem casos em que os nossos estudantes recebem propostas de desenvolvimento de carreira juntos as empresas que nos apoiam, através de oportunidades estágios, coachings e até mesmo emprego.

  1. Participação em eventos

Os times tem o privilégio de participar de eventos exclusivos Enactus, que reúnem profissionais das mais diversas áreas para discutir sobre empreendedorismo, impacto social e como auxiliar os Times a melhorarem suas gestões e projetos.

Como as vagas desses eventos são limitadas, é um grande privilégio do estudante participar de um evento Enactus. Portanto, é muito importante lembrar que, toda a vez que um estudante se inscreve e falta, ele tirou a oportunidade de outro aluno participar do evento. Por isso, não se candidatem a participar de um evento Enactus do qual você não está certo que poderá participar. O estudante que não comparecer a um evento está passível de receber suspensão da participação em eventos por um período de tempo a ser estabelecido pela gerência da Enactus Brasil.

4.Recomendação

Os estudantes Enactus tem o privilégio de um currículo diferenciado, ao colocar a Enactus como uma atividade complementar à formação Acadêmica. Além disso, a Enactus Brasil se coloca à disposição de redigir cartas de recomendação para os alunos Enactus. Para solicitar sua carta de recomendação, envie um email para contatobr@enactus.org.

Observação importante: Apesar de poder solicitar a carta, é reservada à Enactus a decisão de escrevê-la.  Um dos motivos para não escrevermos cartas de recomendação são: Falta de clareza quanto a finalidade da recomendação, o estudante não realiza atividades adequadamente em seu Time, entre outros.