Login Register

Diretrizes para os Professores Conselheiros

Diretrizes para os Professores Conselheiros

O Professor Conselheiro é uma peça muito importante para um Time Enactus, pois a rotatividade de estudantes em um Time é muito alta (o tempo médio de um Enactor como membro ativo é de dois anos), mas apesar disso, o professor ficará no Time por vários anos.

Portanto, cabe ao Time o dever de manter o Professor Conselheiro atualizado das atividades e, sempre que possível, engajado.

Os requisitos necessários para o Professor ser reconhecido como Conselheiro de um time são:

  1. Ter vínculo empregatício com a Instituição de Ensino do Time Enactus;
  2. Ter disponibilidade para participar, no mínimo, das reuniões gerais do Time, para atualização e aconselhamento dos alunos.

Recomenda-se que o Professor reserve uma carga horária de 2 horas semanais, no mínimo, para as atividades junto ao Time Enactus.

Direito do Professor:

  1. Ser reconhecido como Professor Conselheiro, mentor do Time Enactus

Todo Professor Conselheiro tem o direito de ser reconhecido dentro de sua instituição de ensino. Sabemos, porém, que essa tarefa nem sempre é fácil. Por isso, nossa equipe de Programa Enactus Brasil está à disposição de todo e qualquer Time para facilitar o processo de reconhecimento dos Professores junto aos departamentos jurídicos das instituições de Ensino. Caso esse seja o caso de seu Time, contate-nos através do e-amil contatobr@enactus.org, explicando a situação do Professor Conselheiro.

  1. Atualização sobre Enactus e sobre o time.

É direito do Professor Conselheiro receber do Time Enactus  uma atualização periodica das atividades desenvolvidas. Esse repasse de informação é essencial para que o Professor possa colaborar efetivamente.

Deveres do Professor:

  1. Estabelecer o relacionamento do Time Enactus com a instituição de ensino.

É dever do professor representar o Time perante à Instituição de Ensino. Dessa forma, o Professor deve procurar o responsável jurídico pela instituição para relatar a existência do Time, bem como reportar periodicamente as atividades que estão em desenvolvimento. Isso facilita para as relações com a faculdade e pedidos de auxílio e recursos para o desenvolvimento dos Projetos.

2.Representação do Time perante a Enactus Brasil

Para a Enactus Brasil, o Professor Conselheiro é a principal representação do Time Enactus e da Instituição de Ensino. Cabe ao Professor, portanto, representar, defender e assegurar os direitos do Time Enactus e seus membros. Também é dever do professor gerenciar junto ao líder as tomadas de decisão. O professor Conselheiro principal será contatado pela Enactus Brasil em qualquer situação que envolva o Time Enactus, sempre que necessário.

Privilégios do Professor:

  1. Participação do Conselho Consultivo de Professores

A Enactus Brasil em 2017 estruturará um Conselho Consultivo de Professores Nacional, no qual alguns dos Professores mais engajados em nossa rede serão convidados a participar. Nesse conselho, os participantes terão a oportunidade de relacionamento mais próximo com a equipe da Enactus Brasil, não somente trazendo as demandas dos Times, mas trabalhando para ser parte da solução.

  1. Participação da Organização do SNESEB e Banca avaliadora.

A Enactus Brasil  realiza periodicamente evento técnico científico intitulado Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil (SNESEB), para o  qual convidamos uma banca de Professores Conselheiros para serem avaliadores dos projetos e relatos de caso. Somente professores Enactus podem participar como avaliadores na banca científica do SNESEB, a participação como avaliador gera certificado e reconhecimento por parte da Enactus Brasil nos Anais do Evento.

  1. Premiação de Professor Conselheiro do Ano

Todos os anos a Enactus Brasil reconhece o trabalho dos Professores Conselheiros ao longo do ano, em uma celebração durante o Evento Nacional, entitulada Prêmio Professor Conselheiro do Ano, o qual é patrocinado atualmente pela Tilibra. Nessa premiação, reconhecemos os esforços de um Professor, e o mesmo tem o privilégio de participar da enactus World Cup, junto com o Time Campeão. É intenção da Enactus Brasil continuar a renovação deste prêmio, mas esta é uma decisão de nosso parceiro.

  1. Encontro de Professores Conselheiros

A Enactus Brasil realiza periodicamente encontros de Professores Conselheiros, onde o intuito é aproximar a Enactus Brasil dos Professores, em uma conversa construtiva, para adotarmos juntos medidas para melhoria do Programa Nacional. A partir de 2017, teremos 2 reuniões por ciclo, uma virtual e outra presencial. A Reunião virtual será em março e a presencial, em julho.