Login Register

Diretrizes para os Times Enactus

Diretrizes para os Times Enactus

O principal critério para um Time ser considerado oficialmente como Enactus é ele possuir:

  1. No mínimo 10 estudantes participantes, de qualquer área do conhecimento;
  2. No mínimo 1 Professor Conselheiro, de qualquer área do conhecimento;
  3. No mínimo 1 Projeto em planejamento ou execução.

Cada campus universitário poderá ter somente um Time Enactus. Além disso, cabe à Enactus Brasil o reconhecimento do Time como ativo e participante da rede, bem como a inativação de um Time. Os Times ativos em nossa rede estão listados aqui.

Direitos do Time:

  1. Reconhecimento da Instituição de Ensino onde foi fundado.

Todo o time tem o direito de ser reconhecido dentro de sua instituição de ensino. Nossa equipe de Programa Enactus Brasil está à disposição de todo e qualquer Time para facilitar o processo junto aos departamentos jurídicos das instituições de Ensino. Caso necessite de assistência, contate-nos através do e-mail contatobr@enactus.org. 

  1. Facilitação das atividades por meio do Coordenador de Programa

Todo o Time Enactus tem direito ao acompanhamento periódico do Coordenador de Programa. Esse acompanhamento, além de ser o momento para o Time repassar as atividades, também deve ser aproveitado para pedir ao Coordenador o aconselhamento sobre questões relacionadas ao gerenciamento geral do Time e dos projetos. O Coordenador está à disposição para facilitar o desenvolvimento de toda e qualquer atividade, assim como sempre estará disposto a auxiliar o time com qualquer demanda.

  1. Feedback

É direito do Time Enactus ter o feedback de suas atividades e projetos, quando solicitado. Isso implica que o Time deverá agir proativamente quando sentir a necessidade de receber feedback da equipe Enactus Brasil. Em alguns casos, os coordenadores/gerentes enviarão feedback, mesmo quando não for solicitado; como exemplo desses casos, temos os feedbacks das submissões/relatórios de parcerias, bem como feedbacks em relacão ao IDT (Índice de Desenvolvimento dos Times).

O Feedback deverá ser solicitado por email (contatobr@enactus.org), especificando o Time, o nome do solicitante e qual o ponto que o time deseja ter feedback.

Deveres do Time:

  1. Participar periodicamente do Campeonato Nacional

O Campeonato Nacional é uma plataforma onde os times, uma vez ao ano, apresentam os resultados de seus projetos Enactus. O Campeonato é parte constituinte do Programa Enactus e, portanto, a participação no mesmo como competidor deve ser planejada ao longo do ciclo Enactus.

Devido ao número limitado de vagas para  participação do Campeonato como competidor, nem todos os Times poderão  competir todos os anos. Por isso, a Enactus Brasil estipulou que, para o Time continuar ativo na Rede, o mesmo deverá competir no mínimo, bianualmente. Ou seja, se o Time não competiu no ano vigente, o mesmo possui participação mandatória no ano seguinte.

  1. Preencher corretamente os documentos mandatório do Programa Enactus.

Para a Enactus, dois documentos são de suma importância para que o Time seja reconhecido anualmente como ativo em nossa rede, o Active Team Sheet e o Team Portifolio.

Active Team Sheet

Documento que lista a participação individual de cada membro do Time (professores e estudantes). Somente os membros cadastrados nesse documento recebem o certificado de participação no ciclo Enactus, com as horas voluntariadas que são declaradas no mesmo.

Para saber como submeter o Active Team Sheet, clique aqui.

Team Portifolio

Documento que contém as informações referentes ao Time, principalmente em relação ao financiamento e contribuições. Também é o documento que oficializa os projetos que o Time desenvolve como Projetos Enactus, os quais passam a constar no banco de dados da Enactus Worldwide e Enactus Brasil.

Para saber como submeter o Team Portifolio, clique aqui.

Normalmente, as datas para o envio desses documentos se iniciam em março e se encerram em junho, mas fique atento aos emails que a equipe de Programa encaminha para os líderes dos Times.

  1. Reportar à Enactus Brasil a situação do time e Projetos

É dever do Time Enactus ser pró-ativo em reportar periodicamente à equipe de programa o andamento das atividades do Time e projetos. Esse repasse de informação é essencial para que os Coordenadores e Gerentes possam colaborar de forma efetiva com os Times. Não é necessário, entretanto, enviar nenhum relatório (salvo quando o mesmo é solicitado). Os Coordenadores entram em contato com os Times e é nesse momento que os líderes e membros Enactors devem trazer a realidade do que se passa com a equipe.

Privilégios do Time

  1. Participação em Eventos

Todo ano a Enactus organiza eventos, os quais são exclusivos de membros participantes da rede. Esses eventos são conhecidos como Team Training Conferences, os quais normalmente possuem VAGAS LIMITADAS. Os times, portanto, tem o privilégio de poder participar de eventos que reúnem profissionais das mais diversas áreas para discutir sobre empreendedorismo, impacto social e como auxiliar os Times a melhorarem suas gestões e projetos.

Muito importante lembrar que, toda a vez que o Time inscreve um membro para participar de um evento, essa vaga fica reservada. Portanto, se o estudante não comparecer, ele tirou a oportunidade de outro aluno participar do evento. Por isso, não inscrevam estudantes que não tem 100% de certeza que poderão comparecer ao evento e, caso aconteça de um membro não poder comparecer, avisem com o máximo de antecedência possível a equipe de Programa da Enactus Brasil. O Time está passível de receber suspensão da participação em eventos por não comparecimento de membros.

Enactus WorldCup: Todo estudante Enactor tem o privilégio de participar como observador na Enactus WorldCup independentemente de ter sido o Campeão Brasileiro Enactus. Este é o evento Global da Enactus que cada ano acontece em um País diferente. Os custos de deslocamento, estadia, alimentação, seguro, etc são de responsabilidade do interessado. Para solicitar sua inscrição, entre em contato com nossos Gerentes de Programa. 

  1. Parcerias Especiais e Premiações

Periodicamente, os Times têm a oportunidade de participar de Editais para parcerias especiais e premiações, os quais possuem pré-requisitos próprios para submissão dos projetos. Normalmente, essas Parcerias/Prêmios são concedidos por uma empresa parceira, a qual delimita os critérios de seleção e/ou avaliação dos Time e Projetos.

Observação importante: os times participantes de parcerias especiais são cientes que devem cumprir a totalidade das obrigações previstas em edital. O não cumprimento do mesmo poderá gerar penalidades, a serem definidas pela Enactus Brasil, de acordo com cada situação. As penalidades incluem, mas não se limitam a: devolução da bolsa/investimento do parceiro, desclassificação e/ou desvinculação do time com a parceria, impedimento da participação do time em outros editais, desligamento do time da rede Enactus, entre outros.

  1. Network

Todo Time Enactus pode e deve participar da rede Enactus nacional e internacionalmente. Ou seja, o time pode solicitar o auxílio do Programa Enactus Brasil para se conectar com qualquer outro Time Ativo na rede Enactus, bem como as empresas Parceiras. Para isso, o time deverá solicitar ao Coordenador o contato, com a justificativa do mesmo (para qual finalidade).

Observação importante: Apesar de poder solicitar o contato, é reservado à Enactus a decisão do repasse do mesmo. Alguns dos motivos para não enviarmos um contato são: falta de clareza quanto a finalidade do contato, o Time/Empresa não deseja ser contatado, entre outros.

  1. Colaboração Entre times Enactus.

Todos os Times Enactus do mundo podem colaborar para o desenvolvimento de atividades em conjunto! Isso inclui não somente troca de experiências e materiais, mas realmente executar atividades de treinamento e desenvolvimento dos times, até mesmo a execução de um projeto. Caso o time tenha interesse, poderá consultar seu Coordenador de Programa responsável, o qual irá orientar o Time em como colaborar com a Rede.