Login Register

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

A sessão “Perguntas frequentes” foi criada com o intuito de responder de forma rápida e objetiva as principais dúvidas acerca do Programa Enactus no Brasil. Para aprofundamento das informações, recomendamos a leitura do Handook Enactus, que é o principal manual de como operar um Time Enactus em sua instituição de Ensino.

Afinal, o que é Enactus?

A Enactus é uma organização mundial que estimula estudantes universitários a desenvolverem projetos baseados em ações empreendedoras para melhoras condições de vida de comunidades de modo sustentável. Guiados por acadêmicos e líderes de negócios, os alunos Enactus são transformadores sociais, levando a sociedade o conhecimento adquirido na sala de aula, empoderando pessoas com a descoberta de novos potenciais.

 

Assista ao vídeo abaixo para conhecer melhor nosso Programa:

 

Como funciona o suporte dado pela Enactus Brasil?

Cada time é acompanhado por um Coordenador de Programa da Enactus Brasil. O acompanhamento é feito através de reuniões por videoconfrências entre o líder do time e o Coordenador de Programa, que irá auxiliar no gerenciamento dos projetos, enquadramento no Critério Enactus e estruturação interna.

 

Quem faz parte da Enactus Brasil?

Atualmente o Staff é composto por 13 pessoas:

  • Kleber De Paulo, o nosso presidente, responsável pela captação de recursos, pela estratégia da Enactus Brasil e contato com o Board.
  • Pedro Neves e Marina Pardo, responsáveis pela parte administrativa, como o controle financeiro e estruturação da governança coorporativa.
  • Paula Parra, Caio Moura, Adriana Mendes, Lara de Sá, Larissa Barros, Matheus Silva, Raphael Silva, Ricarte Nazareno e Vitor Ungari,  responsáveis pelas atividades do programa, como elaboração de treinamentos, contato com os times, organização de eventos, visitas, etc.

 

Qual o primeiro passos do time?

O primeiro passo para um time é entender o que é o Critério Enactus: Ser efetivo em aplicar a ação empreendora ao empoderar pessoas e melhorar suas condições de vida de maneira ambiental, econômica e socialmente sustentável.

Assim, o time deve direcionar seus esforços para executar projetos que atendam ao Critério e todos os membros devem estar alinhados quanto a isso. Por isso recomendamos que o time defina os papéis e responsabilidades dos membros com foco em iniciar o primeiro projeto. Página no Facebook, processo seletivo, captação de recursos são assuntos interessantes, mas não adianta muito desenvolver essas atividades se o time não tem projetos. Por isso todos os primeiros passos devem ser focados no projeto.

 

O que um projeto Enactus deve conter?

Um projeto Enactus deve seguir ao critério de avaliação: ser efetivo em aplicar a ação empreendedora ao empoderar pessoas para melhorar suas condições de vida de modo ambiental, econômico e socialmente sustentável.

Para maiores informações, consulte o Handbook Enactus e a seção de Projetos, clicando aqui.

 

Como iniciar o primeiro projeto?

O time precisa primeiro elencar algumas comunidades ou assuntos que os membros gostariam de trabalhar. Por exemplo, educação, empoderamento feminino, dependentes químicos, e depois procurar comunidades relacionadas ao tema. Após visitar algumas comunidades, conversar com as lideranças, o time precisa decidir com qual comunidade quer trabalhar. Agora o time irá conhecer bem a comunidade, visita-la várias vezes, realizar algumas atividades com a comunidade a fim de ganhar sua confiança e começar a fase de conceito do projeto.

Para maiores informações, consulte a sessão de Projetos, clicando aqui.

 

Qual a função do Professor Conselheiro?

O Professor Conselheiro exerce papeis de treinador, mentor e amigo do time, tendo atividades que vão desde motivar a equipe até ajudar os estudantes a escrever os seus currículos. Para mais informações sobre o papel e perfil do Conselheiro, vejam as páginas 31 e 32 do Handbook. Além disso, é possível conhecer a história e dicas de como engajar um Conselheiro, clicando aqui para conferir o case de um Time Enactus.

 

Qual a função de um líder de negócios?

Um líder de negócio pode fornecer aconselhamentos para o time, projetos e apresentar o time para outros líderes conhecidos. A ideia é que eles deem um feedback sobre as atividades desenvolvidas com a visão de mercado que possui.

Mais informações sobre onde encontrá-los e o que fazer podem ser encontradas na página 33 do Handbook.

 

Como captar recursos financeiros?

Certamente o time encontrará a necessidade de buscar recursos ao longo de suas atividades, para que possa ser possível alcançar metas e objetivos. A Enactus deixa livre aos times escolherem a melhor forma de captação, podendo ser através de atividades empreendedoras, parcerias com empresas privadas, etc. É válido ressaltar que o time é responsável por todos os contatos e atividades que realiza, deixando claro que se trata do time Enactus [Universidade] e não da Enactus Brasil.

 

Como meu Time deve guardar e movimentar as finanças?

Cada time tem a liberdade de decidir a melhor forma para gerenciar seus recursos financeiros, o que geralmente é feito através de uma conta de pessoa física ou jurídica. No primeiro caso, o dinheiro fica depositado na conta de alguma pessoa do time (normalmente o responsável financeiro. Já o segundo caso requer um processo mais burocrático, no qual os times precisam registrar-se como Associação e obter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), processo que demanda auxílio jurídico. Acreditamos que uma conta jurídica permite transparência e dá credibilidade ao time, o que é vantajoso principalmente para captação de recursos. No entanto, recomendamos que o time busque essa alternativa apenas quando estiver estruturado, com os projetos em execução. Ou seja, é algo muito interessante, mas não se configura como emergencial.

  • Observação: os times NÃO estão autorizados a usar o “tax identification number” da Enactus Worldwide ou o CNPJ da Enactus Brasil para receber contribuições (Handbook, página 10).

 

Como utilizar a marca Enactus?

Para entender melhor sobre como trabalhar com a marca Enactus, leia as páginas 14 a 17 do Handbook. Confira também o documento com as paletas de cores e posicionamento correto do logo aqui.

 

Como contabilizar as horas voluntariadas?

Cada aluno Enactus deve realizar no mínimo 10 horas de trabalho ao longo o Ciclo Enactus. A contagem das horas é submetida no Active Team Sheet (página 60 do Handbook) e, durante o Campeonato os alunos recebem um certificado com a quantidade de horas trabalhadas. Existem diversas formas de mensurar horas trabalhadas, vale o time escolher a que for mais propícia a sua realidade. Na sua maioria, são feitas planilhas onde os membros registram as atividades e o tempo destinado. Em seguida um supervisor avalia se os dados estão coerentes.

  • Importante: o time deve mostrar como foi feita a mensuração de horas para validação da contagem.

 

Como funciona o Campeonato Nacional?

O Campeonato ocorre anualmente, sendo um espaço onde os times têm a oportunidade de apresentar o alcance de seus projetos a um grupo de juízes que avaliam qual foi mais bem-sucedido em atingir o Critério Enactus. Todos os times ativos na rede que desenvolvem projetos Enactus são elegíveis a participar. É uma grande oportunidade de conhecer outros times, receber feedback dos projetos e ter contato com grandes empresas do mercado. Mais informações sobre o Campeonato podem ser encontradas nas páginas 55 e 56 do Handbook.

Confira agora o flashback do Campeonato Nacional de 2016: