Fazer parte

Projeto que dá autonomia financeira a pessoas com transtornos mentais vence campeonato nacional de empreendedorismo social

Desenvolvido por universitários da Universidade Federal do ABC, projeto representará o Brasil na etapa mundial

Na última semana, jovens empreendedores sociais, executivos e acadêmicos do Brasil inteiro se reuniram em Fortaleza, no Ceará, para o Campeonato Nacional Enactus 2016. Durante os dias 07 e 08 de julho, foram apresentados 45 projetos que estão sendo colocados em prática por universitários de norte a sul do país em comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade. O evento é o maior do setor no país e reuniu cerca de 1.900 pessoas.

Uma banca composta por executivos de alto escalão de empresas como Walmart, Bank Of America Merrill Lynch, Nufarm elegeram o projeto Teia, comandado pelos alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC) como o melhor do ciclo 2015/2016.

O projeto é aplicado em dois centros terapêuticos da cidade de Santo André, na grande São Paulo, que atendem pessoas com transtornos mentais. Ele busca o empoderamento social, autonomia e estabilidade financeira dos beneficiários. O objetivo final é tornar as oficinas de artesanato, culinária, marcenaria, costura, orquicultura, serigrafia e fotografia do NUPE (Núcleo de Projetos Especiais) uma empresa auto-sustentável, capaz de funcionar independentemente da dinâmica do poder público.

Para isso, eles comandam ações como a recuperação e revenda de orquídeas que seriam descartadas por floriculturas tradicionais e também na produção e venda de alimentos frescos e saudáveis, embalados e prontos para consumo.

Segundo o líder do time Guilherme Sabino, mais do que reconhecimento, o título traz visibilidade à comunidade atendida. “Nosso objetivo é replicar esse modelo que já é aplicado com sucesso em Santo André para outras cidades do Grande ABC e, posteriormente, para outras regiões. Para isso, firmamos parcerias com outras quatro residências terapêuticas da região”, diz.

Os jovens responsáveis pelo projeto Teia vão representar o Brasil no Campeonato Mundial Enactus que acontecerá em Toronto, no Canadá.

Finalistas

Os alunos da UFABC, concorreram com outros quatro projetos que chegaram à fase final da competição. Universitários do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ), levaram para o evento o Gaia, projeto de economia colaborativa que desenvolvem junto a pequenos produtores rurais  para eliminar os intermediários no caminho até a chegada dos produtos no consumidor final.

Alunos do Centro Acadêmico Armando de Salles de Oliveira (CAASO USP), mostraram em Fortaleza o Geração Helena, que tem ajudado produtores rurais da Cidade de São Carlos a melhorarem as técnicas de produção, escoamento e gestão de suas hortas de vegetais.

Jovens da Universidade Leão Sampaio, exibiram o projeto Sonhos de Maria que ajudou mulheres de Juazeiro do Norte a aproveitarem alimentos que não estavam aptos para a venda direta na produção de bolos e doces.

Os alunos do Instituto Federal do Ceará de Juazeiro do Norte concorreram com o projeto Mandalas, pelo qual dão suporte na produção e comercialização de doces e produtos da medicina popular feitos com ervas e frutas produzidos na horta da comunidade.

Empoderamento da Mulher

O evento também abriu espaço para discussão sobre o empoderamento feminino no painel Mulheres Líderes e Empreendedoras. Nele, Andréia Nunes, gerente de Diversidade e Inclusão do Walmart Brasil, Conceição Gomes, diretora executiva de pessoas e performance da Nufarm Brasil, Darlene Alvares, chief technology office do Bank of America Merrill Lynch, a cantora Fafá de Belém, embaixadora nacional Enactus Brasil,  Raquel de Menezes, professora e conselheira do time Enactus UFV-CRP Paula Oliveira, gerente de programa da Enactus Brasil, e a estudante Luana Nogueira, líder do time Enactus CAASO USP, conversaram sobre suas experiências de liderança dentro do mercado onde atuam.

Outras atividades

O evento também abrigou o I Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil que dei espaço para trabalhos focados em sustentabilidade e empreendedorismo social na educação. “Isso fortaleceu ainda mais a conexão da Enactus com a academia, pois traz os princípios de ensino, pesquisa e extensão, que são os fundamentos da universidade”, diz Paula Oliveira, responsável pelo Simpósio.

Os universitários também tiveram a oportunidade de conhecer os programas de estágio e trainee de algumas das empresas parceiras da instituição durante a Feira de Carreiras.

O Campeonato Nacional Enactus 2016 teve patrocínio do Walmart, Bank Of America Merrill Lynch, Nufarm, Ford, AMBEV, Unilever, Cargill, Andeff, Thermo Fisher Scientific, FCAM Advogados, Tilibra, KPMG, BIC, Microsoft, Rich’s, GCP, JTI e Mc Donald’s.

CONFIRA: https://www.youtube.com/watch?v=tldtuw8iMyk&feature=youtu.be 

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.