Login Register

Time Enactus UniNorte consegue apoio da Aeronáutica para desenvolver projeto no Haiti

Rafael Serique, 26 anos, acadêmico do curso de ciências contábeis e presidente do Time Enactus UniNorte há nove meses. Rafael se considera persistente, focado e comprometido com a liderança do time. Acredita que a pontualidade e o respeito com todos são a base para uma boa liderança e gestão.

Para Rafael, “ me sinto animado e feliz por fazer parte da Enactus Brasil. No início não enxergava muito bem a proporção enorme que causamos nas vidas das pessoas e fazer parte dessa rede é ter a certeza que estamos contribuindo para melhorar o Brasil. Cada um fazendo sua parte conseguiremos causar um maior impacto e tornar o Brasil bem melhor. A Enactus nos auxilia e nos incentiva a sonhar mais alto. ”

Rafael afirma que “é importante ser um enactor, pois aprendemos muito e temos uma outra visão do que acontece no mundo, no Brasil e na nossa região. Colocando em prática tudo que aprendemos dentro da sala de aula, tendo a interdisciplinaridade de todos os cursos e alunos e isso é de suma importância. Poder conhecer e entrar em contato com diversas comunidades aprendemos a lidar com novos desafios. Mudando até mesmo o olhar de vida que tínhamos anteriormente. Poder contribuir e empoderar vidas é algo muito especial, saber que teve nossa contribuição e nosso dedo ali. Tendo a certeza que estamos mudando vidas e transformando realidades é muito gratificante e digo isso em relação ao âmbito pessoal e acadêmico. ”

Atualmente o time Enactus UniNorte desenvolve quatro projetos: PROJETO TO BE está em fase de implementação. É um projeto que empodera imigrantes haitianos que foram capacitados para darem aulas particulares de inglês e francês para a comunidade que não possui condições financeiras para pagar um curso de línguas. Posteriormente, darão aulas de espanhol.

PROJETO AURORA empodera mulheres que sofrem de câncer ou já passaram por abandono, violência doméstica ou sexual que estão com o seu psicológico abalado. É trabalhado a arte terapia para a produção de artesanato e toda a renda arrecada com a venda do artesanato é destinado para as mulheres que participam do projeto.

PROJETO SUPERAÇÃO é desenvolvido com moradores de rua do centro de Manaus e visa o empoderamento dessas pessoas que não possuem renda nem moradia. É um projeto de capacitação com os moradores de rua e demandará uma certa maturidade e tempo para execução. Será ofertado tratamento psicológico e tratamento para dependência química. O objetivo do projeto é melhorar a vida desses moradores de rua e estimula-los para saírem da rua trabalhando na capacitação e mudança de mentalidade.

PROJETO CONEXÃO MANAUS- HAITI é um projeto que tem a parceria com a fundação Lespwa, (Lespwan- vem da língua crioula e significa esperança). É uma ONG composta por haitianos que residem em Manaus que agrega pessoas independentes de suas crenças ou filosofias de vida. A missão no contexto cultural procura sempre ajudar de maneira positiva o Haiti. Objetivo do projeto é a doação de alimentos não perecíveis, agua mineral, materiais de higiene pessoal e material de limpeza para as pessoas que foram atingidas pelo furacão Matthew em outubro de 2016 no Haiti. Com o intuito de ajudar e melhorar a sobrevivência de um país que luta para continuar vivo.

Tem como objetivos específicos fazer campanhas no Amazonas que serão listados os itens para doação, buscando parcerias e ajuda com entidades. O Projeto também visa a arrecadação de dinheiro para que os apoiadores do projeto que não estão no Amazonas possam contribuir e auxiliar estimulando assim a população a uma maior sensibilidade e responsabilidade social. Foi fechado o apoio com a FAB (FORÇAS AÉREAS BRASILEIRA) para irem nessa missão de paz no Haiti. A previsão é que a viagem ocorra em dezembro e o objetivo é conseguirem arrecadar 15 toneladas de alimentos e materiais de limpeza. Do time Enactus UniNorte irão 4 membros, 4 pessoas da fundação Lespwa e 4 parceiros do Time. A duração da missão no Haiti será de sete dias.

blog comments powered by Disqus