Fazer parte

Times mineiros se reúnem e realizam Primeiro Treinamento Regional das Enactus Mineiras, o TREM

Nos dias 12 e 13 de novembro aconteceu em Rio Paranaíba-MG o I Treinamento Regional das Enactus Mineiras, o TREM. O TREM nasceu com a ideia de aproximar os times do estado de Minas, fortalecer o networking e capacitar os enactors mineiros.

Foi uma oportunidade incrível para os times colaborarem, falar sobre seus projetos, compartilhar experiências e se fortalecer. O Evento contou com a presença de 5 times do estado, sendo eles: UFU, UFMG, UNIFAL, UFLA e UFV CRP, que sediou o evento.

O Coordenador de Programa do Sul e Sudeste, Matheus Silva, esteve presente e deixou sua mensagem sobre o evento: “Não tenho muitas palavras para descrever o TREM, em sua primeira edição o evento conseguiu superar todas minhas expectativas, foi lindo de ver os times tão próximos, com tanta colaboração. Os times de Minas estão dando um importante passo para fortalecer ainda mais o estado, e espero que outros estados possam ver o evento como uma oportunidade de se unirem. Aos times participantes, meu muito obrigado pelo final de semana, cresci muito e me sinto mais preparado para seguir em frente, foi demais!”

Quer saber mais sobre o TREM? Os líderes que participaram enviaram suas mensagens:

Para o Bruno Arantes, líder do time UFV CRP, que sediou o evento neste ano:

“”Foi muito válido o nosso time ter sediado o TREM, pois foi nesse treinamento que o time voltou a ter confiança e ter o sentimento que podemos fazer o que quisermos e chegar onde almejamos. Às vezes por determinadas situações como o tamanho da cidade ou região que a gente está esse sentimento acaba sendo diluído. Esse sentimento de alçar voos maiores voltou para o nosso time, além de que nossa rede de contatos aumentou muito. Deu pra termos uma noção de como os outros times funcionam, o que pode ser replicado para o nosso time, com treinamentos focados para a parte de RH e projetos, contribuíram para nós sabermos como estruturar e trabalhar com os projetos nos critérios Enactus.  Se todo estado puder fazer isso seria muito bacana, pois as vezes não temos a real noção de quão grande é a nossa rede dentro do nosso próprio estado e tem muita gente fazendo muitas coisas bacanas que as vezes nem temos noção disso. De fato, o melhor sentimento que voltamos a ter foi de auto-confiança e de que não estamos sozinhos. Estamos trabalhando todos juntos para uma única causa.””

A Débora, líder da UNIFAL também enfatizou o poder de conectar a rede que o TREM teve:

“”O TREM foi o evento! Um sonho que virou realidade: unir os enactors de Minas Gerais! O TREM foi fundamental para o time UNIFAL-MG conhecer e se conectar com a rede! Acredito que o time retornou motivado, confiante, repleto de ideias e compreendo mais o universo e as diversas possibilidades que a Enactus nos proporciona. Sem dúvidas essa imersão irá refletir no desenvolvimento do time, nos projetos e no impacto positivo que buscamos. Foi incrível a participação da nossa professora conselheira, Prof.ª Dr.ª Márcia Regina Cordeiro, pois o seu olhar docente e observações foram essenciais para fortalecer os laços entre discentes, Enactus e a Universidade.””

O Pedro Vaz, representante do time UFMG disse:

“”O evento para o time foi muito importante para que conseguíssemos entrar em contato de uma maneira mais próxima e mais pessoal com a rede.  Conhecemos os projetos, as formas de atuação e os impactos, mas mais do que isso, criamos laços de amizade e abrimos canais de cooperação e colaboração com as pessoas e times presentes. Essas práticas são ao nosso ver, na UFMG, essenciais para que desenvolvamos organizações mais saudáveis e projetos que empoderem cada vez mais pessoas.””

O Luiz Carlos, líder UFU deixou sua mensagem em nome de todo time:

“” Muitas citaram o evento como uma grande oportunidade para o crescimento pessoal, pois tiveram experiências, compartilhamento de ideias e capacitações únicas. Foi um momento de percebermos as dificuldades que enfrentamos dentro do time e que muitas vezes isso acontece nos outros times também. E o mais importante, com o TREM pudemos sair um pouco da correria do dia a dia e passamos a pensar todos juntos para buscar ideias que não enxergaríamos dentro do nosso casulo, isso nos mostrou que todos os problemas podem ser resolvidos, apesar de apresentar tamanha complexidade é possível, sim, resolver. Uma coisa extremamente importante foi a quantidade de contatos que fizemos, e não se trata apenas de networking, considero ser bem mais que isso, pois criamos e conquistamos vários amigos no Rio Paranaíba, pessoas que sabemos que poderemos contar tanto para os assuntos dos times quanto para os nossos assuntos pessoais. Cada segundo que ficamos juntos foi essencial para fortalecer tudo isso e foi maravilhoso conhecer e poder aproximar todos os times de MINAS, criar nossa identidade e tornar mais palpável a ideia de que somos uma rede colaborativa. Para resumir tudo isso eu diria que foi, realmente, um divisor de águas na nossa experiência como enactor.””

Por fim, a Luísa, líder do Time UFLA enfatizou como o TREM foi um divisor de águas para seu time:

“”O TREM foi o primeiro evento onde todos que estão atualmente no time tiveram a oportunidade de participar, nossa primeira participação na rede, não tínhamos vivido essa experiência ainda; Sabíamos o tamanho da rede virtualmente mas a oportunidade de sentir veio com o TREM, pudemos observar o quão grande é a Enactus, o quão grande é o sonho das pessoas que fazem parte da Enactus, o perfil de cada um tem um ponto em comum.

Hoje, todos que estão no time possuem o mesmo engajamento e motivação para fazer acontecer, o TREM superou todas as minhas expectativas e, de fato, aumentou nossa visão, trouxe ideias de projetos, ver os trainees usando anotações que fizeram durante o evento me surpreendeu muito. Não tenho mais medo de não ver a continuidade do time, porque já passamos por diversos recomeços e várias trocas de liderança e isso ainda me assustava um pouco, durante a minha gestão sempre tive medo de que isso começasse a acontecer de novo e hoje consigo ver que há gente boa querendo levar nosso time à frente.”

E tem mais, o time UFLA já confirmou, teremos o II TREM em 2017 e será sediado em Lavras-MG. Parabéns, Minas Gerais, são com iniciativas assim que mudamos o mundo.

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.