Fazer parte

Universidade Federal de Viçosa campus Rio Paranaíba e Universidade Federal do Pará vencem Prêmio Alimentação em Foco 2019

Fundação Cargill oferece mentoria e apoio financeiro de 7 mil e 5 mil reais para equipes realizarem projetos

A Fundação Cargill, em parceria com a Enactus Brasil, realiza o Prêmio Alimentação em Foco 2019 e, nesta quarta edição, reconhece os projetos: Fiero, da Universidade Federal do Pará, e Projeto Q, da Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba (MG). As equipes se destacaram por se apoiar com excelência nos critérios social, financeiro e ambiental, e dessa forma receberão apoio financeiro de R$ 7 mil e R$ 5 mil, respectivamente.

O Prêmio Alimentação em Foco prioriza iniciativas em agricultura familiar, combate ao desperdício de alimentos, educação alimentar e/ou empreendedorismo na cadeia de valor da alimentação. Todo ano, a instituição e a Enactus Brasil selecionam equipes de estudantes que tenham projetos voltados para essa temática para receber aconselhamento e apoio financeiro no desenvolvimento de seus projetos.

“Tanto o Projeto Q, quanto o Fiero mostraram um ótimo desempenho, empreendedorismo e impacto social em seus projetos, por isso ficamos muito felizes que temas tão importantes para todos estejam presentes na vida de jovens que serão o futuro da nossa nação”, afirma Solange Ferreira, Diretora da Fundação Cargill.

Para Jamile Gomes Costa, estudante de Engenharia de Produção e participante da equipe vencedora, Projeto Q, esse apoio da Fundação Cargill é extremamente importante, “eu tenho certeza que esse dinheiro vai ser muito bem usado pra empoderar, não só a comunidade do projeto, mas a expansão dele. Então, é inexplicável o que a gente está sentindo. Essa é a maior conquista de todas”.

O mesmo reconhecimento é percebido pela Bruna Araujo de Aguiar, estudante de Engenharia de Alimentos e integrante da equipe Fiero. “Esse apoio é de suma importância, porque nós precisamos tanto estruturar a nossa cozinha industrial! E, com certeza, esse auxilio da Cargill vai nos proporcionar a realização dessa nossa meta. Nós estamos muito felizes! Foi um ano de muita luta, um ano de muito trabalho! Nós estamos muito orgulhosos e nós temos certeza que a nossa comunidade está tão orgulhosa quanto a gente com esse resultado”, afirma.

Conheça os projetos:

Projeto Q (UFV CRP, Rio Paranaíba-MG): O Projeto Q busca o reconhecimento socioeconômico dos produtores de Queijo Minas Artesanal da microrregião de Patos de Minas, por meio da adequação ao selo IMA. Com treinamentos em gestão, segurança alimentar e vendas, a iniciativa permite uma ampliação do mercado consumidor e maior valor agregado ao produto final. Atualmente, a equipe já criou 6 novos produtos, reduzindo 15,8% das vendas por atravessadores e um aumento de 46,3% do preço de venda, além de terem produzido o primeiro festival de queijo.

Fiero (UFPA, Belém-PA): O Fiero é um negócio social que visa reduzir o desperdício de alimentos nas feiras de Belém, por meio do desenvolvimento e venda de produtos feitos a partir de hortaliças, frutas e legumes atualmente descartados por critérios estéticos, porém ainda ideais para consumo. Possibilitando uma fonte de renda alternativa para a comunidade produtora em conjunto com a redução o desperdício de alimentos, foram produtos dentro dos padrões de segurança do país (com 92% de aprovação dos consumidores).

 

Sobre a Fundação Cargill
Há 46 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação segura, sustentável e acessível. Em 2018, a Fundação Cargill desenvolveu e apoiou 31 projetos em 59 municípios, além de fomentar o trabalho de 61 comitês de voluntariado corporativo. Com a ajuda de 1051 voluntários, a instituição beneficiou 53.922 pessoas. Mais informações: www.alimentacaoemfoco.org.br.

Sobre a Cargill
Os 155 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 153 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.”

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.