Fazer parte

Universitários de Iguatu vencem campeonato nacional de empreendedorismo social; confira

Time Enactus da IFCE Iguatu é o bicampeão com projetos que envolvem capacitação profissional para mulheres e sistema inovador de irrigação para pequenos agricultores

Resultado foi anunciado durante encontro nacional que reuniu universitários de todo o país

Um time de universitários formado por estudantes voluntários dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação do Ceará – Campus Iguatu (IFCE Iguatu) venceu o Campeonato Nacional Enactus Brasil, por seus projetos de empreendedorismo social realizados em comunidades rurais da região. O resultado foi anunciado no último dia do Evento Nacional Enactus Brasil, que aconteceu de 18 a 20 de julho em Fortaleza, Ceará, e reuniu universitários, executivos e acadêmicos de todo o país. Foram apresentados 51 projetos que estão sendo colocados em prática por estudantes de todo o país em comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade. O evento é o maior do setor no país e reuniu cerca de duas mil pessoas.

Há três anos, o time da IFCE Iguatu atua na região desenvolvendo projetos que já beneficiaram diretamente cerca de 1.100 pessoas e mais de 3 mil pessoas de forma indireta. A equipe é formada por estudantes voluntários dos cursos superiores do instituto (Licenciatura em Química, Bacharelado em Serviço Social e Tecnologia em Irrigação e Drenagem) e conta com o apoio pedagógico de professores e técnicos administrativos da instituição.

O projeto Linhas, auxilia 20 mulheres do distrito de José de Alencar, próximo ao município de Iguatu, a tecerem uma nova história de autoestima e empoderamento em sua comunidade, utilizando tesoura, agulha, tecido e linhas. O projeto proporcionou às mulheres beneficiadas 480 horas de curso em parceria com o SENAC. Em breve, o time deve realizar cursos de informática básica e gestão para que as participantes possam alavancar a qualidade de vida e expandir as peças produzidas gerando renda e emprego.

Esse é o bicampeonato do Time Enactus IFCE Iguatu, que em 2017 foi o campeão e representou o Brasil no evento mundial em Londres, na Inglaterra, com o projeto Mudas de Irrigação Barata e Eficiente para pequenos agricultores. Com o intuito de inovar tendo uma produção segura de alimentos de baixo custo, os estudantes desenvolveram um sistema de irrigação de microaspersão, com emissor alternativo que é feito com palito de pirulito, prego e arame, além de um sistema de aspersão por gotejamento e um equipamento que verifica o teor de umidade do solo. O projeto utiliza o sistema de reuso de água junto às tecnologias alternativas, reaproveitando a água doméstica que era desperdiçada. Para melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade, capacitações técnicas, cursos de informática, serviços de saúde gratuitos, ginástica coorporativa e tratamentos estéticos também são oferecidos no projeto Mudas.

O time também criou uma microempresa de processamento de polpas, doces e geleias, evitando o desperdício de frutas da estação e agregando renda para as famílias. Além disso, as criações de peixes e de aves estão presentes no projeto, propiciando aos agricultores um aumento de renda de acordo com seus objetivos de vida. Para a criação de aves, por exemplo, o time desenvolveu um modelo de chocadeira artesanal quatro vezes mais barato que as convencionais.

Os jovens responsáveis pelo projeto vão representar o Brasil no Campeonato Mundial Enactus que acontecerá no mês de outubro no Vale do Silício, Califórnia (EUA). Segundo o líder Kevin Brasil, estudante de química, essa é uma nova oportunidade de apresentar para o mundo os projetos brasileiros. “No ano passado aprendemos a lição e dessa vez vamos ainda mais preparados. Estou muito feliz em representar o país na competição internacional, e a Enactus tem um papel fundamental porque incentiva o jovem a sair de casa e mudar a vida das pessoas”, disse em meio à comemoração.

Além de atender a comunidades rurais, o time também realiza palestras sobre educação ambiental e convivência com o semiárido em escolas particulares e públicas da região, atingindo mais de duas mil crianças.

Diversidade em foco

Com o tema “Nossa beleza está em nossas diferenças”, a 18ª edição do ENEB também colocou a diversidade de forma ampla e inclusiva em pauta e o troféu fez uma homenagem póstuma a Rogéria, falecida em setembro de 2017. O troféu foi entregue pela irmã da artista, Vera Tauil.

Por ter uma letra manifesto a favor do respeito às diferenças, a música tema foi “Vá se Benzer”, de Leo Reis, Deco Simões, Emerson Taquari e Sergio Rocha, interpretada por Preta Gil e Gal Costa que deu o tom do evento. O Gerente de Programa da Enactus Brasil, Paul Parra, diz ainda que a instituição sempre foi palco da diversidade. “A Enactus é o lugar onde todas as diferenças são bem-vindas. Acreditamos que devemos sempre celebrar a diversidade, porque a ação empreendedora ganha força nas mãos de diferentes pessoas, que trabalham unidas, todos os dias, para construir um mundo melhor e mais sustentável”.

Outras atividades

O evento também abrigou uma série de outras atividades para os participantes do evento. Nas Sessões de Colaboração, as empresas parceiras deram a oportunidade para que os jovens fizessem uma imersão pela cultura organizacional da organização, promovendo debates construtivos e trocas de experiências, além de oferecer uma chance de iniciar um networking com colaboradores de grandes players do país.

Já na Estação de Inovação, os parceiros mostraram aos participantes seus valores, cultura e as iniciativas inovadoras que implementaram nos mercados em que atuam. Os estudantes também puderam conhecer melhor as possibilidades profissionais que cada uma oferece. Durante o Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social, maior evento técnico científico gratuito do país sobre o tema, foi possível conhecer pesquisas, trabalhos e palestras que têm o empreendedorismo social como foco.

 

Sobre a Enactus: organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1700 instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times espalhados em 84 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras. Espera agregar o aprendizado na sala de aula e a criatividade dos jovens para colaborar com um mundo mais justo e sustentável.

No Brasil, a Enactus já impactou mais de 9.000 pessoas diretamente pelos projetos, em 2017/18. Pelo menos 2800 estudantes e 150 professores contribuíram para melhorar o ambiente por meio do empreendedorismo social. Enactus não é proposta de projetos, Enactus são projetos executados, é parceria e colaboração. www.enactus.org.br.

 

Informações à Imprensa – Anunciattho Comunicação

Raquel Serafim – Assessora de Imprensa
9-8444 3384
raquel.serafim@ancomunicacao.com.br

Carolina Oliveira – Assessora Imprensa
11 9-8212 6861

carolina.oliveira@ancomunicacao.com.br

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.