Fazer parte

Universitários do Pará vão representar o Brasil na Enactus World Cup 2020

Estudantes venceram o campeonato Enactus Brasil e agora vão mostrar ao mundo seus projetos de desenvolvimento sustentável e social na Amazônia

Um grupo de alunos da Universidade Federal do Pará representará o Brasil na Enactus World Cup, Copa do mundo do empreendedorismo social. A competição que acontece de 8 a 11 de setembro virtualmente reunirá universitários de 37 países que apresentarão projetos sociais e seus resultados. O time da UFPA conquistou a vaga ao vencer o Campeonato Enactus Brasil 2020 com projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia e de comunidades carentes de Belém, no Pará.

Os campeões receberam a notícia da sua classificação para o mundial no encerramento do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2020. O ENEB, realizado pela Enactus Brasil, reuniu estudantes, professores e empresários de todo o país que acompanharam de suas casas palestras, oficinas e a apresentação dos projetos sociais e seus resultados. Os trabalhos foram avaliados por uma banca de profissionais e empresários de grandes empresas, como a Cargill, DSM, Tilibra, Sumitomo Chemical e KPMG, entre outros. Este ano, mais de 40 universidades participaram da disputa e o evento contou com mais de 35 mil visualizações em plataformas digitais ao longo dos seus 3 dias.

Os universitários da UFPA conquistaram os jurados ao apresentar o projeto Costuraê, que promove a independência econômica de mulheres das periferias de Belém, por meio da sua inserção no mercado da moda sustentável, a partir da produção de ecobags e de outros produtos. Desde o início da pandemia, as costureiras têm produzido máscaras de proteção, totalizando 7.061 entre vendidas e doadas para comunidades vulneráveis, inclusive máscaras que facilitam a comunicação com surdos, capazes de fazer leitura labial.

Outra iniciativa reconhecida internacionalmente é o Anamã, que visa combater a poluição dos oceanos. Para isso, o projeto desenvolveu uma ecobarreira que reutiliza garrafas PET para conter o escoamento de lixo nos canais de Belém. Nos últimos meses o Anamã também tem trabalhado na produção de face shields, equipamento fundamental para a proteção contra a Covid-19. No ENEB, o projeto recebeu o “”Prêmio Inovação Social””, patrocinado pela Amanco Wavin, e o Prêmio ODS 14 pela conservação da vida na água, patrocinado pelo inpEV e pela Unilever e foi também um dos times escolhidos mundialmente por um edital da Ford Fund.

Esse é o segundo título da UFPA e para o professor José Augusto Lacerda, coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA e conselheiro da Enactus UFPA desde 2016, o bicampeonato reflete e reconhece o dinamismo de um trabalho feito a muitas mãos. “É sempre uma honra ver nosso brasão no lugar mais alto e a universidade pública demarcando seu protagonismo no campo do empreendedorismo e da inovação social”, comemora.

Enactus na pandemia – Além da realização do primeiro ENEB totalmente virtual, a rede Enactus no Brasil realizou 164 ações e arrecadação de alimentos e produtos de higiene, capacitação, vaquinhas online, entre outros. Dessas iniciativas foram arrecadados 185 mil reais, confecção de 11 mil produtos no combate à pandemia, distribuídos 25 toneladas de alimentos, 7.215 itens de higiene e limpeza, 65 mil litros de álcool gel, mais de 25 mil máscaras. Todo dinheiro, alimentação e materiais foram destinados para comunidades carentes de todo Brasil impactando mais de 45 mil pessoas.

Para a presidente da Enactus Brasil, Joana Rudiger, realizar o ENEB nesse ano foi especial. “Essa edição foi inesquecível pelo novo formato, novas interações, novas prioridades. Certamente, será lembrando por ter conectado milhares de pessoas e discutir soluções inovadoras e mostrar que os jovens brasileiros não pararam mesmo com os desafios do momento atual. O projeto campeão é o retrato dessa força de se reinventar, mudar, adaptar e seguir em frente. Isso é a Enactus Brasil. Conseguimos amenizar o sofrimento de algumas pessoas com as nossas arrecadações e não tenho dúvidas de que estaremos bem representados na Enactus World Cup”, explicou ela.

A Enactus World Cup 2020 acontecerá nos dias 8 a 11 de setembro, totalmente virtual, onde o Time Enactus UFPA competirá com equipes de outros 36 países. Saiba mais sobre o evento em www.enactus.org/worldcup/

Receba novidades!

Acreditamos que investindo em estudantes que aplicam a ação empreendedora e empoderam outras pessoas, criamos um mundo melhor para todos nós.

Não preencher:

Ao enviar o formulário, eu declaro que estou de acordo com a Política de Privacidade.

Enactus Brasil © 2024 Todos os direitos reservados

Privacidade e Termos

Feito por:

Agência Fante - Marketing Digital

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.